Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 21 de julho de 2015

Dez tecnologias brilhantes da NASA usadas em nosso cotidiano


Equipe de astronautas em 1996.
Artigo originalmente escrito por Vincze Miklós e traduzido do site Io9.
As pessoas muitas vezes pensam erradamente que o trabalho feito pela NASA não tem efeito em suas vidas cotidianas. Isso não poderia estar mais longe da verdade. A NASA estava na vanguarda de algumas dos maiores inovações tecnológicas do último meio século. Muitas das coisas que usamos no dia a dia saíram de inovações desenvolvidas pelo programa espacial. Você pode não associar essas coisas com o espaço, mas tem que ser grato às mentes brilhantes da NASA que ajudaram a trazer essas tecnologias para o público em geral.
1. Detectores de fumaça
1
Detectores de fumaça ajustáveis podem distinguir entre a fumaça de incêndios e gases nocivos. Eles foram desenvolvidos em 1973 com a Honeywell Corporation, e agora são encontrados na maioria dos lares.
2. Satélites
2
Como fazer chamadas telefônicas à longa distância? Felizmente a NASA estava por perto para desenvolver a tecnologia de satélites que nos permite manter contato com pessoas de todo o mundo.
3. Colchão
3
A espuma de seu colchão surgiu a partir do material desenvolvido para proteger aviões durante falhas. Agradeça à NASA por mais uma boa noite de sono.
4. Ferramentas movidas a bateria sem fio
4
Foram inventadas por funcionários da NASA e da empresa Black & Decker no início de 1960 e hoje são muito utilizadas por empreiteiros e construtores. Estes mesmos pesquisadores também foram cruciais para a construção das brocas furadeiras de pouco peso que os astronautas da Apollo usaram na Lua.
5. Pneus radiais
5
A NASA inovou melhorias aos pneus radiais com o objetivo de criar um veículo mais robusto para a exploração lunar e marciana. Isso melhorou os carros que conduzimos hoje.
Essa tecnologia foi usada pela primeira vez em uma queda de pára-quedas que ajudou a pousar a sonda Viking Lander em Marte em 1976.
Esses novos pneus foram usados pela primeira vez pela sonda Viking Lander em Marte, no ano de 1976.
6. Próteses robóticas
7
A NASA também tem ajudado a melhorar as vidas daqueles que experimentaram a perda de um membro. O desenvolvimento pela NASA dos sistemas musculares robóticos usados no espaço ajudou a progressão da tecnologia de prótese.
7. Cobertor Espacial
8
O cobertor espacial é a opção favorita dos corredores de maratona na hora de se aquecer. A tecnologia também é muito encontrada e utilizada em kits de primeiros socorros.
8. Tênis atléticos
9
Calçados esportivos modernos com uma melhor absorção de choque, estabilidade e controle de movimento possuem a mesma tecnologia das botas usadas na Lua durante as missões Apollo.
9. Óculos
10
A NASA desenvolveu um material resistente a riscos para proteger viseiras e capacetes dos astronautas, bem como todo o equipamento espacial. Esta tecnologia resistente a arranhões agora também é utilizada para proteger os óculos de grau e de Sol.
10. Usinas solares
11
A NASA também ajudou a tornar o nosso mundo mais verde, com a instalação de torres que usam a energia solar concentrada para produzir energia elétrica.12
A próxima vez que alguma pessoa lhe perguntar se precisamos da NASA, mostre para ela estas 10 principais invenções. Nós todos dependemos de inovações passadas. Diante disso, eu só me pergunto o que a NASA tem para o futuro.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA