Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 7 de julho de 2015

Como o veneno circula pelo corpo humano


c

Você já se perguntou como o veneno de um animal peçonhento reage na circulação sanguínea? Como uma pessoa pode morrer em questão de horas ou até minutos depois de ser picado, mordido ou ingerido veneno? E porque nossos anticorpos não conseguem combatê-los?
Existem diversos tipos de veneno e o soro ou tratamento varia conforme o contato com a pele ou no sangue. Baseando-se em três tipos – origem animal, vegetal ou mineral – vamos verificar as reações que ela causa em uma pessoa.
Origem animal: Tendo como exemplo as cobras, o veneno pode reagir por três ações. A proteolítica, como é o caso das surucucus e jararacas, cujas proteínas do veneno podem lesar e necrosar os tecidos, rompendo as paredes vasculares e provocando hemorragias. As que agem na circulação do sangue perturbam o equilíbrio da coagulação. Normalmente, ele não deve coagular a toa e nem ser incoagulável. O veneno impede o fluxo sanguíneo, dificultando a oxigenação. Isso diminui a quantidade e qualidade, além dos coágulos que ficam na microcirculação. O resultado? Hemorragia, que pode ocorre nas mais diversas partes do corpo através dos vasos lesados, e que continuam sem cessar por causa da ação anticoagulante dos venenos.
Já a ação neurotóxica causa paralisia muscular. Causada pelo ataque da cascavel ou cobra coral, elas produzem uma fração tóxica chamadas pré-sináptica ou pós-sináptica  que inibe os sinais liberados por impulsos nervosos aos músculos. Se não chega nenhum comando, nada se mexe – paralítico.
Entenda a reação do veneno na circulação sanguínea:



Mineral: Extraído do chumbo ou do cobre, o arsênico interrompe o processo celular de criação de energia, matando as células e parando os órgãos, até o corpo não resistir e morrer.  Isso ocorre porque o veneno paralisa o trifosfato de adenosina, responsável pelo transporte e armazenamento de energia a nível celular. Há anos atrás, ele era muito usado por ser indetectável no corpo, mas atualmente existem meios para encontrar a substância.


Frasco de Arsênico


Vegetal: Crianças adoram brincar com mamona, certo? Mas se for ingerido 22 microgramas dela, especificamente da proteína ricina, pode provocar dor de estômago, vômito com sangue, diarreia e até a morte. Sem antídoto, ela é considerada o mais letal de origem vegetal e usada até em ataque bioterroristas.
mamona

Mas e o veneno mais poderoso do mundo? É a toxina botulínica, que mata uma pessoa com 50 quilos com apenas 20 nanogramas da proteína. Um nanograma é equivalente a um bilionésimo de grama. Ela é extraída da bactéria Clostridium botulinum, que causa a doença botulismo.
Por isso, tome cuidado com aquilo com aquilo que você ingere ou toca. Pode ser fatal.

Como o veneno circula pelo corpo humano

FONTE: misteriosdomundo.org

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA