Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quarta-feira, 13 de maio de 2015

ENTREVISTA DE EMPREGO: Como você discutiria com gatos? Veja; perguntas inusitadas de RH

Do G1, em São Paulo

Homem vive há 32 anos em ilha deserta de São Sebastião, SP (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Perguntar sobre o que levar para viver numa
ilha deserta avalia capacidade de
candidato lidar com situações difíceis
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Algumas perguntas feitas em entrevistas de emprego são inusitadas e podem até parecer inadequadas aos candidatos porque eles não estão familiarizados com elas e questionam o que teriam a ver com o trabalho. Pesquisa do site de carreiras norte-americano CareerBuilder feita com mais de 2.100 gerentes de contratação e de recursos humanos mostra as perguntas incomuns favoritas dos recrutadores em entrevistas de emprego e os motivos de terem sido feitas:

"Você acredita em vida em outros planetas?"
A pergunta pode ser solicitada para ver se um candidato pensa que qualquer coisa é possível.

"Que superpoder você gostaria de ter?"
A forma como os candidatos respondem a essa pergunta pode fornecer pistas de como eles enxergam seus pontos fortes e fracos.

"Se você estivesse preso em uma ilha, que dois itens que você gostaria de levar com você?"
Respostas a essa pergunta poderiam indicar a capacidade do candidato de enfrentar uma situação difícil com recursos limitados.

"Se você não tivesse que trabalhar, o que você faria?"
Essa pergunta fornece uma prévia dos valores e interesses do candidato fora do ambiente de trabalho, o que pode ajudar a avaliar como ele seria dentro da empresa.

"Se você estivesse preso em um liquidificador, o que você faria para sair?"
Essa pergunta pode avaliar a criatividade do candidato, capacidade de pensar sob o ponto de vista do outro e habilidade para resolver problemas.

"Como você discutiria com um grupo de gatos?"
Um gerente de contratação pode fazer essa pergunta para saber mais sobre a capacidade do candidato para organizar, liderar e motivar os outros.
Perguntas ilegais
Candidatos a emprego podem pensar que são os únicos que temem dizer algo errado ou inadequado, mas os recrutadores também se sentem sob pressão. Em uma pesquisa realizada pelo CareerBuilder, 1 em cada três recrutadores norte-americanos indicaram que não sabiam que fizeram perguntas ilegais na entrevista. 
“Embora a intenção não seja prejudicar ninguém, recrutadores podem estar se colocando sob risco sem saber e sofrer ações na Justiça, assim como um candidato poderia argumentar que certas perguntas foram usadas para discriminá-lo”, diz Rosemary Haefner, diretora de recursos humanos do CareerBuilder.

Veja abaixo as perguntas feitas em entrevistas de emprego que são ilegais nos EUA que os empregadores indicaram que não sabiam:
- Qual é a sua religião?
- Você está grávida?
- Qual é a sua filiação política?
- Qual é a sua raça, cor ou etnia?
- Quantos anos você tem?
- Você é deficiente?
- Você é casado?
- Você tem crianças ou planeja ter?
- Você está endividado?
- Você consome bebida alcoólica ou fuma socialmente?

Forma de perguntar ajuda
Muitas vezes, a ilegalidade da pergunta está em como o entrevistador apresenta a questão. Veja abaixo exemplos de perguntas nos EUA que soam discriminatórias mas podem ser mudadas para serem adequadas:

"Quando você planeja se aposentar?"
Perguntar os objetivos de longo prazo é bom, mas não é aconselhável perguntar sobre planos de aposentadoria.

"Onde você mora?"
Perguntar onde o candidato vive pode ser interpretado como uma forma de discriminação e, portanto, é ilegal. Perguntar se eles pretendem se mudar, no entanto, pode ser uma boa solução.

"Qual é o motivo da sua dispensa militar?" 
Perguntar por que um veterano militar foi dispensado é ilegal; no entanto, perguntar que educação, formação ou experiência de trabalho foram recebidas durante o serviço militar é satisfatório.

"Você é um cidadão dos EUA?" 
Enquanto não há problema em perguntar se um candidato é legalmente elegível para o emprego nos EUA, há problema em perguntar sobre cidadania ou origem.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA