Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 23 de maio de 2015

ABENÇOADA CHUVA

Rangel Alves da Costa*


Apesar dos muitos transtornos que causam numa cidade nunca preparada para receber chuvisco, as chuvas que vem caindo em Aracaju são verdadeiramente abençoadas. E mais ainda se as nuvens pesadas estivessem presentes nos céus de todo o Sergipe, principalmente na região do semiárido sertanejo, onde a seca continua como ameaça.
Já é o terceiro dia de chuvarada boa, ora mais intensa ora mais amena, porém constante. Amanhece e anoitece com aquele clima bom de molhação, de pingo caindo, de goteiras latejando e biqueiras jorrando. A não ser para os ofícios cotidianos, poucas pessoas se atrevem a sair pelas ruas, ainda que protegidas de guarda-chuva. E ali e acolá, porém desnecessariamente, um ou outro com casaco de frio. Frio em Aracaju é coisa inexistente, e desde muito.
O que se tem a partir de junho é apenas a diminuição do insuportável calor, mas nada que possa ser considerado como frio. Talvez uma ilusão nordestina num povo tão acostumado às mais elevadas temperaturas que basta o clima refrescar um pouco mais para já lançar mão de casaco cheirando a naftalina. Na região sertaneja é diferente da capital, pois a partir de julho até setembro as noites são verdadeiramente de geladeira.
Deitei com a chuva caindo, e chovendo muito, e acordei na mesma constância molhada. Mirando o horizonte, em direção a Barra dos Coqueiros, o que se encontra é uma formação carregada, fechada, sinalizando que muita água ainda vai cair por aqui. Melhor que seja assim. Olhando pelas ruas, avisto as correntezas que passam por cima do asfalto, lavando e levando os restos dos dias idos, como se preparasse a cidade para uma nova vida.
Esse banho essencial que a cidade toma não vem, contudo, senão também carregado de sacrifícios, dores, sofrimentos. Muitas famílias habitam moradias que nunca estão preparadas para uma chuva mais forte. Acostumadas com o tempo ensolarado, constroem em encostas, levantam paredes com pouco barro, encobrem seus barracos com folhas de madeira, palha de coqueiro ou papelão, e quando a chuvarada cai é um deus nos acuda.


Triste sina de um povo pobre, sofrido, vivendo na miséria e no esquecimento dos poderes públicos, que nem na chuva abençoada pode encontrar alegria. Pelo contrário, o que vem de cima em forma de pingos grossos sempre traz medo, angústia, desolação. E quanto mais chove mais as águas vão tomando conta do chão de barro, das esteiras e camas, dos caixotes de frangalhos. Somente quando um barraco desaba é que a defesa civil aparece para dizer que tudo faz para proteger a pobreza.
Contudo, como disse São Pedro, o chefe da torneira lá em cima, não há chuva que não traga vida e também sacrifícios. Estes são avistados nas regiões mais afastadas e pobres da cidade, nas casinholas de um povo desprotegido de tudo, nas esquinas empoçadas do centro e bairros, nas situações de perigo por todo lugar. Caminhar por Aracaju debaixo de chuva é certeza de a qualquer momento ter de nadar para atravessar um rio de lado a outro duma rua.
Mas, como disse o santo, também a vida pujante, nova, esperançosa. Na perspectiva de mudança climática, a chuva é boa para tudo. Não há nada melhor que a pessoa deitar com ela caindo, ouvindo seu respingar no telhado ou no lado de fora, levantar com o tempo molhado, as ruas lavadas, uma leve sensação melancólica. As plantas se fartam sozinhas, os jardins mergulham festivamente, as pétalas se deixam escorrer como lágrimas de alegria. E mais tarde o verde, a nova paisagem, a necessária crença no renascimento.
Mesmo num dia de sábado, acordei cedinho, ou ainda na madrugada, um pouco menos das três. Não precisei de banho de banheiro porque a biqueira parecia me chamar no quintal. Venha, venha, aproveite, e fui. E retornarei. Agora são seis e meia da manhã e após o ponto final neste texto retornarei. A biqueira me espera porque sabe que sou sertanejo e gosto de água. E principalmente gosto de chuva. Gosto do som da chuva caindo e da ressonância provocada nos sentimentos.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA