Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Parece inofensiva, mas o que essa árvore faz é assustador

Parece inofensiva, mas o que essa árvore faz é assustador
À primeira vista, a Hippomane mancinellamais conhecida como mancenilheira, é uma planta totalmente inofensiva. No entanto, ela já foi classificada até mesmo pelo Guinness Book como a árvore mais perigosa do mundo, tão perigosa que até já foi utilizada como um método de tortura macabro.
O que a torna tão mortal? Só o simples contato com sua casca ou folhas causa sérias queimaduras, e pode deixar uma pessoa cega. Ingerir um de seus frutos que parecem maçãs atraentes pode ser a última coisa que você fará na vida. Os conquistadores espanhóis que o digam, pois, além de serem amarrados nesses árvores, sofreram muito com dardos envenenados de suas folhas.
A árvore, que pode atingir mais de 15 metros de altura, está localizada principalmente no sudeste dos EUA, Caribe e América Central. Possui uma casca castanho-acinzentada e suas folhas são de uma coloração verde brilhante.
Não há uma única parte da árvore que não seja venenosa. Suas folhas e cascas têm um veneno que queima e pele e forma grandes bolhas. A seiva leitosa também causa queimaduras intensas. Seus frutos são relativamente gostosos, mas apenas uma mordida é capaz de criar várias bolhas e queimaduras em sua boca, garganta, e em todo o sistema digestivo, eventualmente matando a pessoa se ela comer grandes quantidades.
E é também uma péssima ideia se esconder da chuva sob essa árvore: a água que cai das folhas transporta toxinas até sua pele, o que, adivinha, também causa queimaduras e pode te deixar cego.
Com uma árvore tão mortal como essa, quem precisa de instrumentos avançados de tortura? Nativos da Flórida do século XVI torturavam espanhóis os amarrando nessas árvores durante dias chuvosos, e povos indígenas usavam seu veneno para criar flechas e dardos.
Cortar essas árvores também não é uma boa ideia. Ao fazer isso, ela libera suas toxinas em forma de vapor, e o contato com esse vapor, mais uma vez, causa queimaduras e cegueira.
Há uma forma, no entanto, de remover o veneno da árvore. Basta deixar sua madeira cortados e frutos ao Sol. A madeira da mancenilheira foi muito usada para a criação de móveis coloniais, enquanto seus frutos já foram utilizados para o tratamento de doenças venéreas. [KnowledgeNutsUFLFDA]


Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA