Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O que é TOC? Saiba se você tem a condição

Viciado em desinfetante para as mãos? Paranóico em organizar coisas? Peculiaridades como esta normalmente podem ser atribuídas à personalidade ou preferência, mas em alguns casos, elas podem apontar para um problema mais grave: o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), uma condição caracterizada por pensamentos obsessivos e compulsões que afeta cerca de 1% dos adultos.
Todo mundo verifica duas vezes a mesma coisa às vezes. Por exemplo, você pode certificar-se que o fogão ou o ferro está desligado antes de sair de casa. Mas as pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) sentem a necessidade de verificar as coisas repetidamente, ou ter certos pensamentos ou executar rotinas e rituais cada vez mais. Os pensamentos e rituais associados com TOC causam aflição e ficam no caminho da vida diária.
Os pensamentos perturbadores frequentes são chamados obsessões. Para tentar controlá-los, a pessoa vai sentir um impulso irresistível de repetir certos rituais ou comportamentos denominados compulsões. As pessoas com TOC não podem controlá-las. Na maioria das vezes, os rituais acabam as controlando.
Por exemplo, se as pessoas são obcecadas com germes ou sujeira, elas podem desenvolver uma compulsão para lavar as mãos repetidas vezes. Se elas desenvolvem uma obsessão com intrusos, elas podem bloquear e trancar as portas muitas vezes antes de ir para a cama. Ter medo de constrangimento social pode fazer com que as pessoas com TOC penteiem seus cabelos compulsivamente na frente de um espelho. Realizar tais rituais não é agradável. Na melhor das hipóteses, produz alívio temporário da ansiedade criada por pensamentos obsessivos.
Outros rituais comuns são a necessidade de verificar repetidamente as coisas, tocá-las (especialmente em uma sequência particular), ou contá-las. Algumas obsessões comuns incluem ter pensamentos frequentes de violência e prejudiciais aos entes queridos, persistentemente pensar em realizar atos sexuais, ou ter pensamentos que são proibidos por crenças religiosas. As pessoas com TOC podem também ficar preocupadas com a ordem e simetria e têm dificuldade de jogar coisas fora (para que elas possam acumular itens desnecessários).
Embora a maioria dos adultos com TOC reconhecem que o que eles estão fazendo é sem sentido, alguns adultos e a maioria das crianças podem não perceber que seu comportamento é fora do comum.
O TOC às vezes ocorre em famílias, mas ninguém sabe ao certo por que algumas pessoas tem a condição, enquanto outras não. Pesquisadores descobriram que várias partes do cérebro estão envolvidas no medo e ansiedade. Ao aprender mais sobre o medo e ansiedade no cérebro, os cientistas podem ser capazes de criar melhores tratamentos. Os pesquisadores também estão procurando maneiras em que o estresse e fatores ambientais podem desempenhar um papel. [NIH]
E você, leitor, tem TOC? Se tiver, é melhor nem ver as imagens abaixo (elas são irritantes até mesmo para quem não tem a condição). As pessoas com a condição devem sentir uma vontade absurda de organizar esses itens.


Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA