Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Cachaças com nomes exóticos atraem turistas em Aracaju

Tássio AndradeDo G1SE

Cachaça mais famosa é a ‘Cura Bicha’ (Foto: Tássio Andrade/G1)Cachaça mais famosa é a ‘Cura Bicha’ (Foto: Tássio Andrade/G1)
A pinga é uma tradição no nordeste do país durante o inverno, período chuvoso esperado com ansiedade principalmente pelo homem do campo, mas na cidade grande ela também é famosa. Com a aproximação dos festejos juninos, a procura pela cachaça aumenta nas barracas de artesanato do Mercado Municipal de Aracaju. E o que chama mesmo a atenção na famosa pinga são as frases que cada garrafa tem no rótulo.
Bebidas viraram sucesso no Mercado Municipal de Aracaju   (Foto: Tássio Andrade/G1)Bebidas viraram sucesso no Mercado Municipal de Aracaju (Foto: Tássio Andrade/G1)
Os rótulos das bebidas são carregados de humor irreverente, chamam a atenção principalmente dos turistas que frequentam o local. O casal Jorge Alberto e Eliana Lúcia veio do Estado de São Paulo.  A turista ficou encantada com a criatividade do povo nordestino.

“É uma lembrança bem irreverente, muito engraçada. Agora, é preciso saber para quem vai dar, pois precisa de um grau de intimidade para presentear uma pessoa com essa pinga. Mas sem dúvida, para quem gosta de brincadeira é uma ótima lembrança. Nunca tinha visto e achei bem legal”, afirma a turista Eliana Lúcia Alberto.
Turistas de São Paulo ficaram admirados com irreverência   (Foto: Tássio Andrade/G1)Turistas de São Paulo ficaram admirados com
irreverência (Foto: Tássio Andrade/G1)
O esposo de Eliana também gostou e achou a ideia interessante. “Esse humor do nordestino é incrível”. Acho uma brincadeira saudável, sorrir sempre é preciso. E encontrar uma brincadeira em uma peça de artesanato é algo que encanta a gente”, diz Jorge Alberto Carrilho, turistas de São Paulo. 

Segundo Adriano Pereira, proprietário da barraca de artesanato, as bebidas viraram uma febre. As mais famosas são ‘Cura Bicha’, ‘Pau do Índio’, ‘Amansa Sogra’ e ‘Bicha Louca’. “Começamos a comercializar a cachaça aqui na loja há três anos, virou um sucesso de repente. Toda semana o estoque tem que se reposto, os turistas se divertem muito. Buscam a lembrança para brincar com os amigos ou familiares”, relata Adriano Pereira, dono da loja.
Adriano comemora sucesso da cachaça na loja dele (Foto: Tássio Andrade/G1)Adriano comemora sucesso da cachaça na loja dele (Foto: Tássio Andrade/G1)
A esposa de Adriano, Franscineide Bento, que também trabalha na loja, revela que o sucesso é tão grande que os turistas chegam perguntando se tem a ‘pinga danada’. “Eles já chegam perguntando quantas pingas com frases engraçadas têm na loja. Muitas vezes, um único turista leva todas, ainda tiram foto para mandar para os amigos”, conta.

As pingas são feitas de forma artesanal, a única coisa que muda de uma para outra é o rótulo. “A maioria não compra para beber, é uma peça de decoração, uma lembrança inusitada”, diz o Adriano.
Frases engraçadas nos rótulos tornam a cachaça um sucesso  (Foto: Tássio Andrade/G1)Frases engraçadas nos rótulos tornam a cachaça um sucesso (Foto: Tássio Andrade/G1)
“Dependendo do período do ano, vendemos mais de vinte garrafas por dia. Estamos entrando no período dos festejos juninos, isso significa que o estoque vai ser abastecido todos os dias”, relata animado o vendedor Thiago Jesus da Silva.
Vendedor diz que mais de 20 garrafas são vendidas por dia  (Foto: Tássio Andrade/G1)Vendedor diz que mais de 20 garrafas são vendidas por dia (Foto: Tássio Andrade/G1)
De acordo com Thiago, os clientes perguntam os benefícios da bebida, claro, de brincadeira. “A ‘Amansa Sogra’ deixa a sogra bem calma, ela fica o um doce. A ‘Cura Bicha’ deixa o rapaz que é molinho bem macho, A ‘Queima Rosca’ deixa a namorada bem animada durante a noite. Tem cachaça para tudo que é gente”, finaliza Thiago sorridente.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA