Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Economize combustível


Aprenda a economizar combustível
para ir bem mais longe e gastar muito menos.

Infelizmente o Brasil não dispõe de uma rota ferroviária completa na qual seria possível fazer o trecho de ponta a ponta, de norte a sul do país em algumas horas; e não em alguns dias.
A expansão férrea tomou outras direções, não como na Europa e Estados Unidos onde as rotas cobriam todas as áreas e regiões para atender toda a população.  No século 18, os trilhos no Brasil foram construídos apenas para atender aos interesses dos fazendeiros de café, a elite agrária, muito poderosa no país. Com o fim dessas oligarquias a partir de 1929, este meio de transporte eficiente, mais barato e bem menos poluente foi deixado de lado, substituído e sucateado.
Com o lema “Governar é abrir estradas”, Washington Luís abriu as portas para  montadoras com a Ford, Volkswagen e a GM. E esta história você já conhece: Milhões de quilômetros em asfalto e carros nas ruas de todo o Brasil, fortalecendo cada vez mais a indústria de petróleo e os cofres do governo. Mas é claro que a culpa não é sua, todo mundo tem o direito de ir e vir. Por isso encontramos uma solução para ajudar você a combater este problema.
Como não é possível sempre andar a pé, usar uma bicicleta ou muito menos pegar um trem, aprenda a economizar combustível e rode muito mais pagando menos!
Os bons motoristas são tranquilos. Dirigir sem muitas preocupações ajuda você a guiar melhor o seu carro e ter uma economia significativa de gasolina. Portanto, desligue o motor do seu carro para seguir as nossas orientações:
Primeiro Relaxe e controle as suas emoções: Os motoristas nervosos e ansiosos precisam estar calmos ao volante e evitar acelerações bruscas, trocas erradas de marcha, patinar pneus e coisas piores.
Evite deixar o motor ligado enquanto você volta em casa para resolver alguns assuntos e principalmente deixar ligado e parado para aquecer o interior no inverno ou resfriá-lo no verão.  Carro parado e ligado gasta gasolina e também polui o ar sem necessidade. Inclusive, desligue o motor se você estiver parado por mais de dois minutos em congestionamentos.
50 kg a mais no peso do seu carro equivalem a 1% de aumento no consumo.Somente encha o tanque do seu carro quando houver necessidade, por exemplo, em viagens longas, horários irregulares ou condições desfavoráveis. Não faz sentido reabastecer o carro quando há combustível suficiente no tanque. Espere a marca ultrapassar ¼ porque além de desperdiçar o tempo com paradas extras, um litro de gasolina a mais pesa cerca de 750g. Isso quer dizer, quanto mais pesado é o seu carro, mais combustível você acaba gastando, além de aumentar o desgaste de suspensão, pneus e freios.
Carros que andam a 100 km/h gastam 20% a mais de combustível do que aqueles que rodam em torno dos 80 km/h. Estes dados foram estabelecidos de acordo com testes realizados pelo Centro de Pesquisa da Petrobras.
Revise o seu carro regularmente. Verifique os filtros de ar e de combustível já que motor desregulado acaba consumindo até 60% mais combustível.
Pegue leve como pé no freio. Alguns testes comprovam que reduções moderadas de velocidade acabam sendo mais econômicas.
Anote num papel a quantidade de combustível abastecida e a  quilometragem percorrida. Assim você vai poder conferir a média que o seu carro fez em quilômetros/litro.
Não ande sempre com as janelas abertas. Quando for possível, ande com as janelas do seu carro fechadas para reduzir a resistência do ar,  assim você estará reduzindo o esforço do motor e economizando combustível.
Somente utilize o ar condicionado, as luzes e o desembaçador se for realmente preciso.  O uso do ar-condicionado pode acabar consumindo até 1,5 litros de combustível a cada 100 quilômetros.
Se for possível, circule com o veículo nas marchas mais altas. Desta forma, você reduz as revoluções em que o motor roda, o consumo e o desgaste. Por exemplo: Um veículo que está rodando a 60km/h na 3a marcha acaba gastando 25% mais combustível do que a mesma velocidade na 5a marcha.
Só use o bagageiro quando for preciso. A resistência produzida por ele acaba aumentando o gasto de combustível.
Tente abastecer sempre no mesmo posto. Seja amigável com o frentista e solicite de vez em quando o teste de proveta para checar se o combustível está  adulterado.
Calibre os pneus duas vezes por mês. Agindo assim, a direção vai estar sempre alinhada.
Busque também caminhos alternativos, que são uma ótima saída para visitar novas áreas, sair da rotina e principalmente para evitar  congestionamentos. Além do mais, tente estacionar o carro um pouco longe do seu destino final e fazer o resto do percurso a pé, já que caminhar faz muito bem a saúde e se for possível também use os transportes coletivos.
Siga ao pé da letra estas importantes dicas de economia de combustível do siteseguroauto.org.
Você vai poder ir bem mais longe com o seu veículo e visitar vários lugares, gastando muito menos com gasolina, álcool ou diesel.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA