Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Política


Política

 VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

A internet foi aos poucos ganhando terreno nas pequenas cidades, e com ela a interatividade entre os seus moradores, agora conectados. Neste contexto os blogs e sites com informações locais e regionais foram aparecendo e crescendo em acesso e importância, representando a priori uma coisa positiva, haja vista a possibilidade de com um clique alcançar as notícias do seu interesse, assim como entrar em contato com reflexões sobre a realidade próxima.

Mas como todas as coisas que existem nessa vida, além do lado positivo, temos também aspectos negativos, em se tratando dos blogs e sites de cunho regional. Um dos aspectos mais perceptíveis e comentados é como alguns destes veículos são tendenciosos para este ou aquele lado político, a depender dos benefícios recebidos em off. Outro fator comprometedor da confiabilidade, na internet, é a permissão de comentários anônimos, quando feitos com ofensas e acusações, pois está escrito na Constituição Brasileira que é permitida a livre manifestação do pensamento, mas é vedado (ou seja, proibido) o anonimato (Artigo 5º).

Sobre a questão do anonimato, por exemplo, recentemente uma publicação deste blog foi veiculada no domínio de Arildo Leone, o que não costuma acontecer com frequência, e lá foi "alvo" de comentários anônimos das pessoas que foram desmascaradas pela publicação. Sem coragem de mostrar a verdadeira identidade, postaram comentários na tentativa inócua de serem ofensivos, pois na verdade tais comentários se configuram como uma colcha de retalhos desencontrados, para fazer parecer o que na verdade não é.

Mas o que esperar de pessoas que são capazes de roubar a vaga de uma estudante sem rendimentos, mesmo sendo de uma classe privilegiada socialmente? Tentar atacar o meu  trabalho não ajuda muito, por diversos motivos, primeiro porque para desqualificar o trabalho da professora Daiane Oliveira, tais pessoas terão que fazer algo semelhante em termos de doação por Ribeira do Amparo, o que é impossível, porque jamais serão capazes de abdicar do seu egoísmo, para servir. Em seguida, porque não tenho rabo preso, assumo as minhas responsabilidades, inclusive de assumir falhas, pois todo ser humano é passível de praticá-las. 

Algumas falhas, porém, se explicam dentro do contexto em que acontecem. Se, por exemplo, eu não tiver todas as semanas o dinheiro para viajar até Ribeira do Amparo (o estado não banca passagens), para dar aula, falharei ao faltar, mas a falha se explica em seu contexto. Diferente de falhas-acontecimentos como o que roubou a vaga de Gabriela Santos, em Ribeira do Amparo, porque esta é uma falha de caráter.

Diante do exposto, desejamos que os blogs e sites continuem exercendo o papel fundamental de levar informação e conhecimento, com isenção, e também rigor com relação a inconstitucionalidade dos comentários anônimos com tentativas de ofensas. Precisamos de fóruns de discussão, e da valorização do diálogo político, salutar e fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e plural, e isso se faz mostrando a cara. Afinal, você tem medo de quê?

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA