Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ver lágrimas no microscópio revela coisas surpreendentes

Ver lágrimas no microscópio revela coisas surpreendentes

Em 2010, a fotógrafa Rose-Lynn Fisher publicou um livro de imagens notáveis que capturaram a abelha em uma luz inteiramente nova. Usando poderosos microscópios eletrônicos de varredura, ela ampliou estruturas microscópicas de uma abelha por centenas ou mesmo milhares de vezes em tamanho, revelando formas surpreendentes e abstratas que são demasiadas pequenas para serem vistas a olho nu.
E, como parte de um projeto chamado “Topografia das Lágrimas” lançado em 2013, ela usou microscópios para nos dar uma visão inesperada de um outro assunto familiar: lágrimas humanas.
“Eu comecei o projeto cerca de cinco anos atrás, durante um período de muitas lágrimas, em meio a muitas mudanças e perdas”, diz Fisher. Depois do projeto da abelha, ela chegou à conclusão de que “tudo o que vemos em nossas vidas é apenas a ponta do iceberg, visualmente,” ela explica. “Então eu tive esse momento em que de repente eu me perguntei sobre como seria uma lágrima de perto.”
Quando ela pegou uma das suas próprias lágrimas, a secou, e olhou para ela através de um microscópio de luz padrão, “foi muito interessante. Parecia uma vista aérea, quase como se eu estivesse olhando para uma paisagem de um avião “, diz ela. “Eventualmente, eu comecei a pensar: uma lágrima de tristeza é diferente de uma lágrima de alegria? E como elas se comparam com, digamos, uma lágrima provocada pela cebola? “
Essas questões levaram Fisher a coletar e examinar mais de 100 lágrimas tanto dela como as de um punhado de voluntários, incluindo um recém-nascido.
Cientificamente, as lágrimas são divididas em três tipos diferentes, com base na sua origem. Tanto as lágrimas de tristeza quanto de alegria são lágrimas psíquicas, desencadeadas por emoções extremas, sejam positivas ou negativas. Lágrimas basais são liberadas continuamente em pequenas quantidades (em média entre 0.75-1.1 grama ao longo de um período de 24 horas) para manter a córnea lubrificada. Lágrimas reflexas são secretadas em resposta a um agente irritante, como poeira, vapores liberados pela cebola ou gás lacrimogêneo.
Todas as lágrimas contêm uma variedade de substâncias biológicas (incluindo óleos, anticorpos e enzimas), além de água e sal, mas como Fisher viu, as lágrimas de cada uma das diferentes categorias incluem moléculas bem distintas. Lágrimas emocionais, por exemplo, contém hormônios à base de proteínas, incluindo o neurotransmissor encefalina leucina, um analgésico natural que é liberado quando o corpo está sob stress.
Além disso, como as estruturas vistas ao microscópio são o sal cristalizado em grande parte, as circunstâncias em que a secagem da lágrima foi feita podem levar a formas radicalmente diferentes e, portanto, duas lágrimas psíquicas com exatamente a mesma composição química podem ser muito diferentes de perto.
Como Fisher se debruçou sobre as centenas de lágrimas secas, ela começou a ver ainda mais maneiras em que elas se pareciam com paisagens de grande escala.
“É incrível para mim como os padrões da natureza parecem tão semelhantes, independentemente da escala”, diz ela. “Você pode olhar para os padrões de erosão que são gravados em terra ao longo de milhares de anos, e de alguma forma eles se parecem muito com os padrões cristalinos ramificados de uma lágrima seca que levou menos de um momento para se formar.”
Estudar as lágrimas por tanto tempo fez Fisher pensar nelas como muito mais do que um líquido salgado que liberamos em momentos difíceis. “As lágrimas são o meio de nossa linguagem mais primitiva em momentos tão implacáveis como a morte, tão básicos como a fome e tão complexos como um rito de passagem”, diz ela. “É como se cada uma das nossas lágrimas carregasse um microcosmo da experiência humana coletiva, como uma gota de um oceano.” [Smithsonianmag]
Confira abaixo algumas das fotos de Fisher:
Lágrimas de rir até chorar
Lágrimas de mudança
Lágrimas de tristeza

Lágrimas de cebolas
Lágrimas basais
Lágrimas de reencontro intemporal
Lágrimas de fim e começo
Lágrimas de libertação
Lágrimas de possibilidades e esperança
Lágrimas de alegria 
Lágrimas de lembranças

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA