Gilvan Maq-Peças

Gilvan Maq-Peças
Tobias Barreto - Sergipe

TOCA DO ÍNDIO

TOCA DO ÍNDIO
DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

ITAPICURU: Prefeitura investe em agricultura familiar e melhora a merenda escolar do município



A rede municipal de ensino de Itapicuru tem estudantes que desfrutam de um cardápio equilibrado e saudável. A merenda escolar conta com certificação dos órgãos fiscalizadores e a procedência dos alimentos foi aprovada, já que saem diretamente da agricultura familiar e da produção orgânica do município.



O prefeito Magno Souza afirma que o resultado positivo só foi conquistado graças a união de vários fatores. “No início enfrentamos muita resistência dos grupos conservadores que não queriam as mudanças planejadas por nós, mas o objetivo foi alcançado, graças ao empenho de toda equipe da Secretaria de Educação de Itapicuru”, afirmou Magno.



Capacitação!


O prefeito Magno afirmou que investir na capacitação é o segredo para ter uma merenda escolar de qualidade. “Investimos na capacitação das merendeiras da rede de ensino municipal, proporcionando aos estudantes uma merenda saudável, e que foi aprovada na avaliação nutricional.” O trabalho é uma ação em conjunto com o Conselho de Alimentação Escolar do Município.

Adaptação!


Durante meses, as merendeiras tiveram a experiência para compreender melhor as mudanças feitas e assim a merenda alcançar o padrão de excelência almejado pelo prefeito Magno, atendendo aos requisitos do PNAE. Uma das metas do programa é garantir aos estudantes uma refeição diária com aproximadamente 350 quilocalorias (Kcal) e 9 gramas de proteínas. Assim, a alimentação escolar deve possibilitar a cobertura de no mínimo 15% das necessidades diárias dos alunos.



Acompanhamento nutricional!

A atuação dos profissionais da nutrição na alimentação escolar é essencial, pois criam os cardápios e cuidam da qualidade das merendas.

Elas são responsáveis por:

– Identificar possíveis casos de doenças ou deficiências nutricionais;

– Elaborar cardápios que atendam às necessidades nutricionais;

– Planejar e supervisionar a seleção dos alimentos;

– Desenvolver projetos relacionados à educação alimentar;

– Fiscalização dos alimentos e controle de qualidade;


– Higienização e armazenamento dos alimentos, entre outras.



Amor pelas crianças!


 “O nosso objetivo principal da merenda escolar é dar um auxílio para o crescimento, a elevação da aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a construção de hábitos alimentares saudáveis, por meio da alimentação escolar e de ações de educação alimentar nutricional. Trabalhamos sempre para oferecer o melhor aos nossos alunos. Sabemos que uma educação de qualidade está aliada à uma merenda escolar reforçada”, disse a Nutricionista do PNAE Milena Matos.











Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA