Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O que causa inchaço ou a famosa água no joelho? Ortopedista explica

Dor no joelho euatleta (Foto: Getty Images)Inchaço no joelho pode ter diferentes causas (Foto: Getty Images)
Por São Paulo
Você volta do treino de corrida e nota que o joelho está um pouco mais duro, com um certo desconforto para dobrar e que seu volume aumentou consideravelmente. Logo pensa: será que exagerei no treino? Será que me lesionei? O inchaço do joelho - ou tumefação -, conhecido no meio médico como “derrame articular” e popularmente como "água no joelho” é uma situação relativamente frequente nos esportes e desencadeada nem sempre por apenas uma, mas muitas causas associadas.

Normalmente o inchaço depende diretamente da presença dentro da cavidade articular de uma coleção líquida, que pode ser de líquido sinovial, sangue ou pus. O seu aparecimento pode acontecer de modo muito rápido (uma a duas horas após a prática esportiva), rápido (até seis horas) ou lento (dois ou mais dias). Dependendo de uma quantidade menor ou maior da colecção líquida intra-articular, o joelho apresenta a tumefação com menor ou maior tensão, condicionando-o, por isso, a uma perda menor ou maior da mobilidade.

Habitualmente o aumento da tensão intra-articular associa-se ao aparecimento de desconforto ou mesmo dor, que em situações extremas é bastante insuportável. Mas quais seriam as causas desta condição? Abaixo vou listar as 10 principais causas. Confira:
+ Sete dicas para preparar o joelho e evitar problemas na hora de correr

1. Inchaço após entorse:
Uma contusão direta ou entorse do joelho durante o esporte tensiona e pode romper estruturas internas do joelho como ligamentos, tendões, bursas, menisco ou cartilagem articular. Uma vez lesionadas, pode haver sangramento. Por isso chamamos também de “hemartrose". Estatisticamente, sabe-se que um inchaço repentino após o entrose do joelho está ligado a 75-85% de chance de uma ruptura do ligamento cruzado anterior. Por isso a investigação da lesão com manobras deve ser realizada imediatamente.

2. Artrose do joelho:
Esta é a principal causa de inchaço crônico com períodos de melhora ou piora. A degeneração da cartilagem da articulação do joelho pode resultar em uma superprodução de fluido articular, fazendo com que o joelho volte a inchar. Um joelho inchado devido à artrose do joelho é tipicamente acompanhado por dor. Classicamente, o indivíduo percebe agravos de sintomas logo após o treino e percebe alívio pelo uso de anti-inflamatórios e gelo.

3. Bursite
Em todo o corpo, as bursas são “bolsinhas cheias de líquido que reduzem o atrito entre músculos, tendões e pele. Uma bursa inflamada do joelho pode encher-se com excesso de fluido, causando inchaço ou água fora do joelho. As bursas mais afetadas no joelho são a pré-patelar, com aumento do volume logo acima da patela e da “pata de ganso”, abaixo e na região interna do joelho.

4. Gota
O quadro clássico é o inchaço do joelho e pode ocorrer rapidamente e ser acompanhado por dor, vermelhidão e calor. É causada por um acúmulo de cristais de ácido úrico microscópico na articulação. Isso define um ataque de gota. Homens são mais propensos a esta condição, especialmente dias após a ingestão de álcool, frutos do mar e carnes vermelha.

5. Pseudo-gota
Menos comum, mas semelhante à gota, pseudo-gota é um acúmulo de cristais de pirofosfato de cálcio em uma articulação. O acúmulo de cristais normalmente causa dor súbita e intensa e inchaço. Ocorre mais frequentemente no joelho.

6. Artrite reumatoide
É uma doença autoimune na qual o organismo fabrica anticorpos contra o tecido sinovial que reveste a articulação. Pode causar, além do inchaço, rigidez, dor, sensibilidade e vermelhidão. Os sintomas ocorrem frequentemente em ambos os lados do corpo. Embora os joelhos possam apresentar sintomas, as mãos, punhos e pés são mais frequentemente afetados por esta doença.

7. Cisto de Baker
Trata-se de uma bolsa localizada na região posterior do joelho. Pode não ter outros sintomas ou pode ser acompanhado de dor e rigidez. Quase sempre está associado a outras lesões como a artrose e lesão de meniscos. Por este motivo não deve ser tratado isoladamente.

8. Artrite reumatoide juvenil
Dor e inchaço nas articulações em crianças e adolescentes pode também ter causa autoimune. Pode causar febre ou erupções cutâneas.

9. Artrite séptica

Bactérias ou outros micro-organismos podem penetrar o revestimento delicado que envolve a articulação do joelho, infectando a articulação e potencialmente fazendo com que ele se encha de pus. Inchaço repentino do joelho, dor intensa no joelho e febre são sinais de artrite séptica.

10. Síndrome da plica sinovial do joelho

Em geral ocorre quando uma estrutura denominada plica sinovial medial, uma invaginação normal da membrana que envolve o joelho presente em 50 a 70% das pessoas interpõe-se entre a patela e o femur, ficando inflamada, causando incomodo, dores, estalidos e inchaço, com acúmulo de líquido dentro da articulação.
Dor no joelho euatleta (Foto: Getty Images)Colocar gelo é eficaz para melhorar inchaço no joelho (Foto: Getty Images)

Meu joelho inchou. O que faço agora?
O recomendado é iniciar uma terapia composta por repouso, gelo, compressão e elevação. 
- Descanse o joelho: não faça qualquer atividade que cause dor. Evite ficar em pé muito tempo.

- Gelo: aplique o gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e o inchaço no joelho por 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano. Remova o gelo se a área começar a ficar dormente. Não use gelo se você tiver diabetes ou problemas em seus nervos ou vasos sanguíneos.

- Compressão: use uma faixa de compressão para reduzir o inchaço. A faixa elástica funciona bem.

- Eleve o joelho acima do nível do coração para reduzir o inchaço e evitar o acúmulo de líquidos. Tente apoiar seu joelho em travesseiros enquanto está deitado na cama ou sentado em uma cadeira.

- Consulte imediatamente um médico! Dependendo do aspecto do inchaço, a retirada do líquido associada ou não à administração de medicamentos intra-articulares pode estar indicada.
+ Saiba como prevenir, tratar e acelerar a recuperação de lesões musculares

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
EuAtleta Adriano Leonardi Ortopedia Especialista (Foto: EuAtleta)

ADRIANO LEONARDI
Médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. www.adrianoleonardi.com.br

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA