Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 26 de abril de 2014

Sem médico, mulher dá à luz em recepção de hospital e bebê morre

Uma mulher grávida de nove meses deu à luz na recepção de um hospital em Santo Antônio de Jesus, município localizado a 190 quilômetros de Salvador, na manhã deste sábado (26). A Santa Casa de Misericórdia do Hospital e Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus não tinha obstetras no momento do incidente. Segundo a instituição, a criança já nasceu morta.
Familiares dizem que grávida 
chegou a procurar hospital na véspera

(Foto: Voz da Bahia)
"A médica que estava de plantão teve um problema pessoal e não pode trabalhar. Nós não conseguimos substituí-la", disse o provedor da Santa Casa, Aurelino Reis, em entrevista ao Correio24horas.
A mãe da criança, Tatiane de Jesus Santos, 29 anos, disse que procurou o hospital na véspera e foi atendida na recepção, mas teve de voltar para casa porque não havia médicos. "Quando cheguei a casa, comecei a sentir fortes dores, não suportei e voltei para o hospital, mas quando cheguei à cabeça do meu bebê começou a sair. Não fizeram questão nem de me colocar numa maca, ninguém se importou com a minha situação", disse a mulher em entrevista ao site Voz da Bahia. 
Ela ainda rebatou os médicos da instituição, que alegaram que a criança nasceu morta e tinha a cabeça grande e com má formação, a filha se mexia quando ela estava em casa. "Meus exames não deram nenhum problema, minha ultrassonografia está boa e o médico sempre me dizia que a minha filha estava bem", alega.
O provedor da Santa Casa disse que a administração abriu um sindicância para investigar o que aconteceu neste caso. "Eu tenho 1 ano e 4 meses à frente da Santa Casa, e esta é a primeira vez que isto acontece", comenta. "Ficamos sem o médico plantonista durante a noite, e quando a mulher chegou ela já estava em trabalho de parto. Enquanto arrumavam uma maca para atendê-la, o bebê nasceu. Uma médica que estava lá e viu o feto disse que a criança aparentava estar morta há alguns dias", disse Aurelino Reis. 
No entanto, uma mulher que testemunhou o parto e auxiliou Tatiana nega esta versão da Santa Casa. Segundo Fernanda Almeida, nenhum funcionário do hospital não ajudou ou atendou a grávida, mesmo diante dos pedidos de socorro dela. O parto, de acordo com a testemunha, foi realizado por pessoas que também aguardavam atendimento.
"A criança já tinha nascido, o chão estava cheio sangue, somente nesse momento que apareceram funcionários, extremamente mal educados, para fazer o atendimento. Isso é um absurdo", declarou a mulher em entrevista ao Blog do Valente. "Não tinha um enfermeiro, técnico ou pessoas na recepção. Não tinha ninguém".
 Instituição disse que não tinha obstetra no plantão, e que criança já nasceu morta (Foto: Blog do Valente)
O corpo da menina foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde deve passar por uma perícia que confirme o que causou a morte da criança, assim como quando ela aconteceu. A mãe da bebê está internada na Santa Casa e passa bem.
O marido de Tatiana, pai da menina, disse que não vai procurar a Justiça porque esta ser lenta. "Não foi a primeira, nem vai ser a última criança que vai acontecer isso. Vamos pra justiça e fica na mesma, só é perda de tempo. A vida da minha filha já se foi e a própria Justiça baiana não funciona", disse Girlan Cerqueira dos Santos para o site Voz da Bahia.  
Problemas financeiros
O provedor da Santa Casa admitiu que a instituição passa por problemas financeiros, mas disse que a falta de médicos aconteceu somente neste final de semana. "A gente vem correndo atrás e substituindo, mas nos finais de semana é um Deus-nos-acuda para conseguir um obstetra", comenta Aurelino Reis.
"Sofremos também uma grande dificuldade financeira. Para você ter noção, o parto normal de uma paciente custa em torno de R$ 1200. Nós recebemos do SUS apesar R$ 450, que claramente não dá para cobrir os custos com anestesia, instrumentação, medicamentos e tudo mais. E isto é só com os partos naturais - cesariana é muito mais caro".
Ainda de acordo com o administrador da instituição, cerca de 200 partos são realizados por mês na Santa Casa de Misericórdia do Hospital e Maternidade Luís Argolo, que além de Santo Antônio de Jesus, também atende cidades satélites. "Nós somos uma entidade filantrópica e encontramos dificuldades demais em continuar realizando esse trabalho. Aqui se gasta muito mais do que se recebe", afirma Reis.  

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA