Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 11 de maio de 2020

ACM Neto determina fechamento total do comércio e de parte da orla na Pituba


Bairro é que mais registra casos de covid-19 na capital baiana

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O prefeito ACM Neto anunciou nesta segunda-feira (11) que as medidas mais duras de restrição contra o avanço do coronavírus serão tomadas também na Pituba, bairro de Salvador com mais casos registrados da covid-19 desde o início da pandemia. As medidas entram em funcionamento a partir da quarta-feira (13).

Neto determinou que haja fechamento total do comércio de rua do bairro pelo prazo de sete dias, mesmo tempo em que devem durar as medidas na Avenida Joana Angélica, Boca do Rio e Plataforma, locais iniciais das restrições, anunciadas na semana passada. 
"A Pituba continua tendo mais casos. (Decisão tomada) Diante dos números e do fluxo de veículos de 85% na Pituba, redução de 15% se comparado ao período normal", sinalizou. "As praias já estão fechadas. Essa é a primeira intervenção na orla, no calçadão", explicou. Ele destacou que a decisão sobre fechamento do comércio inclui agora as lojas de menos de 200 m² que estavam autorizadas a funcionar. "Agora só abre lá mercado, farmácia, bancos e lotéricas", diz.
Também foi determinada a interdição da orla do bairro, começando nas imediações da piscina olímpica até a região do Centro de Convenções, já na Boca do Rio. A população não deve frequentar o calçadão nesse trecho.
“As pessoas não vão poder fazer atividade física, andar de bicicleta, como estavam fazendo. Toda interdição estará a cargo da nossa equipe técnica da Secretaria de Mobilidade, da Transalvador, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal”, acrescentou.
Restrições
As medidas anunciadas na semana passada por Neto começaram hoje em três pontos da cidade, também com prazo inicial de sete dias. Nestas áreas, a prefeitura de Salvador determinou a adoção de restrições de acesso nestes locais, principalmente de veículos. As mudanças estão valendo desde às 7h.
A operação contará com equipes da Guarda Civil Municipal, Transalvador, Polícia Militar, Limpurb, Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).
(Foto: Tiago Caldas/CORREIO)

As medidas valem a partir de segunda-feira (11) e, a princípio, vão vigorar por sete dias, com probabilidade de prorrogação e extensão para outras áreas da cidade com registro de aglomerações e alta de casos de covid-19.
Como será o acesso a transporte nessas áreas?
Nesse momento, não haverá interdição no trânsito do bairro, como acontece nos outos pontos com medidas restritivas, mas a Transalvador vai analisar a situação e a possibilidade não é descartada. "Vamos fazer uma intervenção que a priori não vai mexer no viário. Autorizei a Transalvador que faça restrição no viário se for necessário", diz.
A prefeitura garante que o transporte público permanecerá inalterado, com acesso total a ônibus e metrô. No entanto, serão feitas interdições em vias (ver lista ao fim da matéria), onde todos os veículos serão abordados e quem não reside na área não poderá ter acesso durante o horário estipulado. Somente moradores terão liberdade de circular a qualquer hora do dia.
Como será feita a operação da prefeitura?
A ação estará a cargo de equipes de diversos órgãos, responsáveis por interdição de ruas, blitz com testes de covid-19, medição de temperatura e distribuição massiva de máscaras. As ruas com regras mais duras passarão por serviço de limpeza e desinfecção, com orientações também aos moradores sobre combate ao mosquito aedes egypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Haverá distribuição de cestas básicas para ambulantes e feirantes, mesmo que já tenham recebido o auxílio emergencial do governo federal e benefícios municipais e estaduais.
Tenho que andar com o comprovante de residência?
É importante, mas não obrigatório. Para poder entrar no bairro com veículos, é necessário apresentar o comprovante de residência ou de trabalho, para atestar que você é habitante ou está empregado na região. Somente moradores terão liberdade de circular nesses locais a qualquer hora do dia.
Se eu sair de casa, posso ir para outro bairro?
Sim. Quem chegar ou sair através de transporte público e a pé entrará nos bairros sem impedimento. Serão abordados apenas veículos. Se a pessoa a bordo do carro trabalha na área terá que apresentar documento oficial, como carteira de trabalho, crachá, contracheque ou declaração escrita pelo responsável do local de trabalho.
Moro em uma rua que foi interditada. Posso circular normalmente pela via?
Sim, desde que você caminhe. A circulação de pedestre não está proibida. Se for sair de carro, tenha sempre em mãos comprovante de endereço.
As barreiras e restrições vão funcionar 24 horas por dia?
Não. As áreas só estarão sob restrição das 7h às 19h.
Como fica o resto da cidade?
Permanecem proibidas na cidade inteira todas as atividades comerciais — formais e informais —, assim como os serviços não essenciais. Supermercados, farmácias, bancos e lotéricas continuam em funcionamento.
Posso chegar lá usando transporte por aplicativo ou táxi? 
Não. A entrada de táxis e carros de aplicativo não será liberada. Os usuários desses serviços deverão descer do veículo o mais próximo do seu destino.
VEJA QUAIS RUAS ESTARÃO COM BLOQUEIOS
Boca do Rio
  1. Rua Hélio Machado/*Rua Abelardo Andrade de Carvalho
  2. Rua Desembargador Lineu Lapa Barreto/Rua Novo Paraíso
  3. Rua Bernadete Dias (da Igreja Universal)
  4. Rua Lavínia Magalhães (da Loja Muito Mais)
  5. Rua Eduardo Campos (da Clínica Vamos Sorrir)
  6. Rua Professor Reginaldo Leon (d'A Papelaria)
  7. Rua da Tranquilidade (da Drogasil)
  8. Rua da Maçonaria (da Drogasil)
Centro: Trecho de intersecção entre Av. Joana Angélica e Av. Sete de Setembro
  1. Avenida Sete de Setembro x Horácio César
  2. Rua Direita da Piedade X Rua Politeama de Cima
  3. Rua Direita da Piedade X Praça da Piedade, em frente a antiga SSP
  4. Rua Direita da Piedade X Praça da Piedade, em frente a antiga SSP
  5. Rua Professor Américo Simas X Avenida Joana Angélica
  6. Rua da Mouraria X Avenida Joana Angélica
  7. Rua da Mangueira X Avenida Joana Angélica
  8. Rua Horácio César X  Av. Sete de Setembro (do Sebrae)
  9. Rua Clóvis Spínola X Avenida Sete de Setembro (da CEF)
  10. Rua Clóvis Spínola X Rua Direita da Piedade (retorno do Orixás Center/Rua Direita da Piedade)
  11. Rua Pedro Autran X Rua Carlos Gomes
  12. Praça da Piedade/Rua Portão da Piedade (do Instituto Histórico e Geográfico)
  13. Rua do Paraíso/ Av. Sete de Setembro
  14. Largo São Bento/Av. Sete de Setembro
Plataforma: Largo do Luso
Não haverá interdição de trânsito, apenas fechamento completo do comércio formal e informal.

CORREIO DA BAHIA

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA