Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Axé music balzaquiana: que crise é esta?

Fredie Didier Jr.*

Toda vida tem uma trilha sonora; da trilha da minha vida, a axé music preenche parcela significativa.

Como tantos da minha geração, comecei ouvindo Magia e Fricote, em 1985, aos dez-onze anos, juntamente com “Sementes”, do Chiclete com Banana. Acompanhei disco-a-disco a carreira de Luiz Caldas até o fim dos anos 90, com Tieta; fui a um show da Banda Cheiro de Amor na garagem superior do Shopping Itaigara, no fim dos anos 80, quando, também, estive no Baile Preto e Branco, no Bahiano, com Ademar e Banda Furta Cor, único e inesquecível. Nas festinhas adolescentes, Banda Mel e seu “Força Interior”, Banda Reflexu´s e a coletânea “Bahia, Carnaval e Cerveja” reinavam. Emocionei-me com a versão baiana do movimento “We are the world”, cuja canção até hoje é tocada e muitos sequer sabem de que se trata. No Clube de Villas e na Lavagem de Guarajuba, acompanhei o trio do Asa, ainda no início da carreira, mas já com clássicos como Take it Easy, Festa e Porto Seguro. O antológico disco da Banda Beijo com “Barracos”, “Estrela Primeira” e a regravação de “Sandra”, de Gil; os fundamentais primeiros três discos da Timbalada; Canto da Cidade e Feijão com Arroz (talvez o melhor disco do axé music), de Daniela Mercury; a “Música do Olodum”, com “Vem meu Amor” e “Nossa gente” traziam músicas que se incorporariam ao som da minha vida. A tudo isso se juntaram, como se fizessem parte desse mesmo movimento (e será que não fazem parte, mesmo?), “Filha da Chiquita Bacana”, “Atrás do Trio Elétrico”, “Frevo novo”, “Chuva, suor e cerveja”, “Vida boa”, “Chão da praça” e “Chame-gente” – pérolas do cancioneiro momesco baiano.
http://www.canalfolia.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Foli%C3%B5es-no-carnaval-de-Salvador-Bahia-1024x640.jpg
(Foto: Reprodução)
Em 1990, em atitude pioneira e estranhamente esquecida, uma geração de adolescentes do Colégio São Paulo, Vieira, Maristas, Social e Anchieta fundou e pôs na rua o Fecundança, cujo símbolo era uma “gota” (pelo nome do bloco, imagina-se de que era essa gota), no sábado de carnaval, em minicircuito “Campo Grande-Casa de Itália”, tendo uma Kombi amarela de carro de apoio e sendo animada pela Banda Pinel, comandada por uma cantora que tudo indicava viria a fazer muito sucesso anos depois... Daniela Mercury. Ainda não se falava em bloco “alternativo”, pois o sábado de carnaval ainda era reservado às festas de clube. O sucesso e o inusitado do acontecimento nos levaram todos ao Cheiro de Amor, época do lançamento do mascote “Elefante” e do clássico “Cheiro de Amor ao Vivo”, com Rebentão. Voltamos ao Fecundança em 1994, para tentar a sorte no trecho Barra-Ondina, que ainda não existia, sobretudo para blocos de abadá aos domingos-segundas-terças. Desbravamos e, no ano seguinte, Daniela Mercury encampou o circuito; o resto é história.


Os anos 90 e 00 consagraram a axé music nacionalmente. Milhões de discos vendidos, inúmeros artistas, uma indústria consolidada na Bahia, que conseguiu a proeza de dividir o espaço televisivo e de propaganda com o Rio de Janeiro.

Quem era adolescente, porém, virou adulto, com esposa, filhos e inúmeros compromissos.

Há alguns anos, voltei a frequentar o carnaval de Salvador. O estranhamento foi inevitável. Camarote e mulheres de salto alto, por exemplo, não faziam parte das minhas recordações. A emoção, no entanto, voltou; e voltou “de com força”, como dizemos os baianos.

Tenho ido aos ensaios pré-carnavalescos e posso testemunhar a sincera alegria das pessoas, temperada com entusiasmo e orgulho, quando ouvem “Haja amor”, “´Faraó”, “Pureza da Paixão”, “Selva Branca”...

30 anos depois, as músicas ainda mexem com tantos, muitos dos quais nem nascidos à época em que elas estouraram.

Como isso é possível?

Assim, pergunto: que crise é esta?

Conseguimos contar nos dedos de uma mão quantos movimentos musicais são tão longevos; quantos movimentos musicais conseguiram produzir músicas que se entranharam no imaginário de todo nós, a ponto de, em alguma atividade cotidiana, nos pegarmos balbuciando o início de “Ashansu”, chorando, como meu amigo Waldemar Neto, ao ouvir “Doce obsessão”, cantarolando “Baianidade Nagô” ou “É d’Oxum” ou reproduzindo a inacreditável coreografia de “É o bicho”.

Que crise é esta?

No ano passado, produzimos uma canção já incorporada a qualquer antologia da música baiana (“Raiz de todo bem”), não por acaso música escolhida pela Prefeitura Municipal de Salvador para o vídeo de comemoração dos trinta anos de lançamento de “Fricote” – a propósito, não conheço alguém da minha geração que não tenha ao menos ficado arrepiado após ver esse vídeo.
Considerado o pai da axé music, Luiz Caldas foi um precursor do movimento
(Foto: Arquivo Correio)
Que crise é esta?Temos, indiscutivelmente, a maior artista brasileira: minha querida amiga Ivete Sangalo – cujo disco “Pode entrar” é, em minha opinião, um dos dez melhores da história da axé music.Que crise é esta?Temos, também indiscutivelmente, um dos maiores compositores vivos do país, o nosso Antonio Carlos, o Freitas, o Carlinhos Brown, também querido amigo, cujas composições são gravadas por artistas tão díspares quanto Cassia Eller e Maria Bethania, além de já ter sido indicado ao Oscar, pela canção do filme “Rio”. “Toneladas de desejo” é a melhor música da história do axé music – quem já viu a reação da plateia quando ela é tocada em show pode confirmar o que estou dizendo.
Que crise é esta?

A axé music sempre foi um movimento musical enciclopédico: samba-reggae, lambada, galope, pagode, música lenta etc. tudo poderia ser a ela incorporado. O arrocha é o mais novo filho desse movimento. Há dois anos, vi o povo cantando e dançando arrocha, quando passava o trio de Pablo; não conhecia nenhuma das músicas, cantadas todas, porém, em uníssono pelos milhares de foliões. Quem viu o que eu vi jamais diria que há alguma crise. Pablo é, hoje, certamente o maior artista brasileiro daquilo que se poderia considerar como nova música cafona ou brega.Que crise é esta?No domingo pré-carnaval, milhares de pessoas vão à Barra para o desfile do Furdunço, brilhante criação de Guilherme Bellintani e Adriano Mascarenhas, dois gênios baianos; no mesmo dia, havia ensaios lotados de Carlinhos Brown (com Ivete, Gil, Amelinha, Virgílio e Elba Ramalho), Margareth Menezes e Alavontê.É preciso respeitar a música baiana. É preciso respeitar a cultura baiana. A essa hora, os tambores estão sendo tocados, em algum lugar de nossa terra – segundo a sensível percepção de Alex Amaral. Vem coisa boa por aí!
Dedico esse texto a Israel Mizrach e a Carlinhos Brown.

*Advogado. Professor da Universidade Federal da Bahia. Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA