Seguidores Vip

SEGUIDORES VIP

domingo, 18 de janeiro de 2015

12 exemplos incríveis da arquitetura animal

Projetar abrigos eficientes não é especialidade apenas dos humanos. Veja quais são os animais que arrasam na arquitetura.



Alguns bichos têm a habilidade de construir suas próprias casas de maneira muito eficiente. Utilizando gravetos, terra, folhas, secreções e outros materiais, esses animais criam lugares seguros para se protegerem e esconderem seus filhotes. Veja alguns exemplos impressionantes nessa galeria.



Esse casulo octogonal é construído pela mariposa Amicta quadrangularis.


Já esse outro casulo de formato interessante é obra do inseto aquático Climacia areolaris.


Os castores são famosos por construírem represas de madeira em rios. Eles fazem isso como uma forma de proteger suas casas, também construídas no meio dos rios.


Apesar de seguras, as casas dos castores correm o risco de serem inundadas em períodos de cheia ou de ficarem desprotegidas nas secas. Por isso, as represas são fundamentais mecanismos de defesa. Como matéria-prima, eles utilizam gravetos, pedras e folhas.


Com até dois metros de altura, essas tocas podem abrigar dezenas de milhares de cupins-bússola, inseto nativo da Austrália.


Essa aranha australiana constrói sua toca curvando uma folha e colando as extremidades com teia. Depois, é só se esconder lá dentro até que a presa se aproxime.


Já essa aranha dispensa as teias. De forma muito elaborada, ela constrói uma toca no chão. Até porta e uma armadilha para presas a casa tem.


Esses pássaros tecelões da Namíbia fazem seus ninhos usando finas tiras de folhas ainda verdes. Com a exposição ao sol, as folhas secam em pouco tempo, endurecendo o ninho e tornando-o um lugar seguro para depositar os ovos.


Já os pássaros Montezuma preferem usar plantas trepadeiras na construção de seus ninhos, que são agrupados em colônias para proteger os ovos dos macacos.


O João-de-Barro também está entre os construtores mais engenhosos da natureza. Ao contrário da maioria dos pássaros, seu ninho não é construído com folhas e gravetos. Para isso, ele usa barro e esterco.


As formigas tecelãs australianas trabalham em conjunto para construir ninhos a partir de folhas. Nem as lavas são poupadas do processo: a seda que produzem serve para selar o abrigo.


A Grande Barreira de Corais, na Austrália e Papua-Nova Guiné, é conhecida por ser a maior estrutura construída por organismos vivos. Ao todo, são quase três mil recifes, 60 ilhas e 100 atóis.

Wikimedia Commons
Postar um comentário

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

FRAM MARQUES

Minha foto

MINHA PÁGINA:

MEU GRUPO: 

MEU SITE:

SIMPLES ASSIM...

HOJE APRENDI QUE VIVER É SER LIVRE, QUE TER AMIGOS É NECESSÁRIO, APRENDI QUE O TEMPO CURA, QUE LUTAR É MANTER-SE VIVO, QUE DECEPÇÃO NÃO MATA, QUE HOJE É REFLEXO DO ONTEM, QUE VERDADEIROS AMIGOS PERMANECEM QUE A DOR FORTALECE, QUE A BELEZA NÃO ESTA NO QUE TEMOS, MAS SIM NO QUE SENTIMOS! , E QUE O SEGREDO DA VIDA É VIVER,

LUTE, SONHE, PERDOE, CONQUISTE CADA SEGUNDO, POIS,
NA VIDA NÃO HÁ RETORNOS:
SÓ RECORDAÇÃO.

SE ALGUM DIA ALGUÉM LHE DISSER QUE SEU TRABALHO NÃO É DE UM PROFISSIONAL, LEMBRE-SE:
AMADORES CONSTRUÍRAM A ARCA DE NOÉ E PROFISSIONAIS CONSTRUÍRAM O TITANIC.
PORTANTO, ANTES DE RECLAMAR, LEMBRE-SE, NÃO SOU PERFEITO, MAS PROCURO A PERFEIÇÃO.




FRAM MARQUES

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA