Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

BAHIA: RIO DE CONTAS SERÁ O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO NORDESTE A PRODUZIR AZEITE DE OLIVA


A cidade de Rio de Contas, localizada na Chapada Diamantina, será o primeiro município baiano a entrar na lista dos produtores de azeite de oliva da América Latina. Os dois maiores polos de produção de azeite nacional hoje são o Rio Grande do Sul e a Serra da Mantiqueira, principalmente os estados de São Paulo e Minas Gerais. Há outros produtores espalhados também por Espírito Santo e Paraná, mas como região, essas duas citadas acima ainda são as mais significativas.  

São duas variedades de azeitonas para fazer o primeiro azeite produzido na Bahia, com matéria-prima produzida e colhida no Gerais do município. ‘Rabequinha’ e ‘Agrapolo’ são as azeitonas produzidas em 750 oliveiras, no total de três toneladas para a segunda safra.

A primeira colheita foi em 2018 e teve rendimento de cinco toneladas do fruto produzido pelo francês Didier Chinchila. O produtor rural passou 10 anos no processo de plantio e manejo das oliveiras para fazer a primeira colheita.

Atualmente a nível internacional.  Os três maiores produtores são Espanha, com aproximadamente 40% do total mundial, seguido pela Itália, com 22% e Grécia com 14%.


Por Fram Marques, Jornalista DRT 2308/MTB-SE

FONTE: ESPLANADA AGORA / CHAPADA NEWS


Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA