Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 25 de novembro de 2018

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2018: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARIA FREIRE ANUNCIAÇÃO SILVA


SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARIA FREIRE ANUNCIAÇÃO SILVA.
DISTRITO DE LAGOA REDONDA, ITAPICURU-BA.


Os alunos do Colégio Estadual Professora Maria Freire Anunciação Silva, Localizado no Distrito de Lagoa Redonda em Itapicuru, realizaram à Semana da Consciência Negra. O evento tem como objetivo de refletir sobre a importância da cultura afro na sociedade brasileira. Foram produzidos cartazes, máscaras, poesias e pesquisas sobre a cultura, história e religião dos povos africanos. As apresentações foram transformadas numa mega Gincana Multicultural.

As atividades tomaram conta de toda a escola. “Trabalhamos com muitas áreas. Estudamos sobre história, trabalho, cultura, religião. Isso é importante, pois mostra que somos todos iguais”, contaram os alunos e Professores.

O tema foi trabalhado em todas as disciplinas. Os alunos pesquisaram da geografia do continente africano até personagens negros que se destacaram. Um dos personagens pesquisados foi o líder norte-americano Dr. Martin Luther king.

 “A luta dele foi muito importante porque remodelou a sociedade norte-americana abrindo espaço para outros afrodescedentes, como o ex-presidente”, explicaram os alunos.

Os alunos apresentaram músicas e danças típicas. Os que estavam assistindo às apresentações foram contagiados pelas apresentações. “É muito importante essa interação para que todos possam perceber a riqueza e a contribuição que a cultura afrodecendentes tem na cultura brasileira”, disseram os coordenadores.

CONSCIÊNCIA NEGRA – o dia da consciência negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro em memória de Zumbi dos Palmares (1695), assassinado na data. Durante a semana são realizadas diversas atividades em todo o país para promover a inserção do negro na sociedade brasileira. A data serve também para lembrar a resistência negra contra a exploração durante o período colonial.

A Lei 10.639/03 determina que o dia 20 de novembro seja incluído no calendário escolar. A lei estabelece ainda como obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileiras nas escolas. Diante disso, os professores devem trabalhar incluir no programa pedagógico temas relacionados à história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura afrodescendente e o negro na formação da sociedade nacional.


Siga nossas páginas no Facebook, no TwitterInstagram e veja fotos e também nossos vídeos no Youtube

A seguir estão expostos alguns registros dos dois dias de eventos.


                                                                             
                                                      ____FRAM MARQUES____
                                     Professor, Jornalista, Publicitário e Fotojornalista 
                                                         Registro 2308 MTB / SE




















































































Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA