Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Série de reportagens ‘Santuários eleitorais do Bolsa Família’ chega ao Ceará

Produção do jornalista Magno Martins vincula recebimento do benefício à expressiva votação de Dilma no Nordeste.
A série de reportagens ‘Santuários eleitorais do Bolsa Família no Nordeste’ chega ao Ceará. Produzido pelo jornalista Magno Martins, do Blog do Magno, o projeto investiga a influência do recebimento do programa de transferência direta de renda Bolsa Família na definição da escolha do eleitor. 
Série de reportagens ‘Santuários eleitorais do Bolsa Família’ chega ao Ceará
Foto: jornalista Magno Martins chega ao Ceará. 
Assim como fez na Paraíba e em Pernambuco, no Ceará, o jornalista buscará descobrir se a expressiva votação que Dilma Rousseff (PT) recebeu no Estado na última eleição tem vinculação com o recebimento do Bolsa Família. 

A hipótese de Magno é que, no Nordeste, o antigo “voto de cabresto” equivale, hoje, ao voto conquistado a partir do recebimento de subsídios, de modo que a subordinação à figura do coronel foi substituída pela dependência ao fornecedor do benefício, no caso, oGoverno Federal, representado pela presidente Dilma. 

O Nordeste deu à petista ampla frente de vantagem eleitoral sobre Aécio Neves (PSDB). Nos nove estados da região, ela teve 20.176.579 votos, contra 7.967.846 do tucano, uma diferença de 12.208.733 votos a favor da petista.

Primeiro "santuário"

Na pequena Camalaú, na Paraíba, primeiro "santuários eleitoral" visitado pelo jornalista, oito em cada dez eleitores votaram pela reeleição de Dilma. Na cidade de apenas seis mil habitantes, a "mãezona da pobreza", como é chamada pelos camalauenses, teve 3.518 votos válidos, contra ínfimos 345 votos do rival. Esse resultado equivale, percentualmente, a 91,07% ante 8,93%. 

Camalaú tem 1.220 pessoas cadastradas no Bolsa Família. Como o voto em família nordestina é somado por três, Magno Martins argumenta que a votação de Dilma na cidade paraibana bate exatamente com o resultado saído das urnas. Ou seja, o número de eleitores é praticamente igual ao número de assistidos pelo programa social. 

No Ceará 

Ao chegar ao Ceará, nesta quarta-feira, a peregrinação do jornalista completou 1000 km. A terceira parte da série ‘Santuários eleitorais do Bolsa Família no Nordeste’ abordará Potiretama, a 270 km de Fortaleza, cidade que deu à presidente reeleita a maior votação no Estado.

Ceará News

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA