Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Solenidade de entrega de Certificado de Dispensa do Exército a jovens


Jovens receberam o certificado de dispensa
                            CONFIRA! TODAS AS FOTOS DO EVENTO

A Prefeitura Municipal de Itapicuru, por meio da Junta de Serviço Militar, realizou nesta terça-feira (06) no auditório paroquial, a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação – CDI para jovens reservistas do município, que foram dispensados do serviço militar. O ato contou com as presenças do prefeito Magno Souza, do Tenente Matos, do Cabo Modesto, ambos representantes do Exército Brasileiro, secretários municipais, vereadores, autoridades civis, Imprensa e familiares dos reservistas.

A solenidade foi conduzida pelo representante do Serviço Militar, Tenente Matos, que destacou a importância do ato do juramento à bandeira, onde os jovens se comprometem a defender a Pátria, caso ocorra uma possível emergência. “Todos os jovens que completam 18 anos de idade, do sexo masculino, são encaminhados para a Junta de Serviço Militar para concorrerem à seleção no quartel e são submetidos a avaliações física e psicológica. Os não aptos na Inspeção Médica e nas outras avaliações são dispensados e retornam para a Junta de Serviço Militar para requererem o Certificado de Dispensa de Incorporação e marcarem o juramento à bandeira. Já as mulheres estão isentas do serviço militar em tempo de paz”, disse.

O tenente lembrou ainda que juramento feito pelos jovens reservistas vale por toda a vida, e que o compromisso é um ato cívico de todo o reservista, lembrando ainda que até os 45 anos os jovens podem ser convocados caso haja real necessidade.

Como presidente da Junta de Serviço Militar o prefeito Magno Souza destacou o exemplo das forças militares em manter o respeito e a organização, principalmente, nos atos cívicos de valorização a Pátria, e a responsabilidade que cada um dos jovens passam a assumir perante nação, ainda que não estejam engajados no serviço militar.

“Este é um momento importante para todos vocês que estão aqui para concluir uma de várias etapas das suas vidas, o compromisso com a pátria e o juramento à bandeira. A carteira de reservista é um documento importante e necessário porque sem ele vocês não conseguem ingressar em um emprego, matricular-se em faculdades ou se inscreverem em um concurso público. Espero que vocês possam seguir os seus caminhos e que continuem se preparando para os desafios do futuro, após essa etapa da vida já cumprida”, destacou.

O Juramento à bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma forma dos dispensados jurarem a honra, integridade e defender a Pátria com a sua própria vida, é também um ato de cidadania e compromisso. Por ser um dever cívico, está estabelecida na Constituição Federal, onde o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ao ato, ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público.

A secretária de Cultura de Itapicuru Rita Brito cuidou da logística e da organização do evento. Que teve como cerimonialista Eraldo Oliveira e na sonoplastia Paulo Carvalho.
Por: FRAM MARQUES
PROFESSOR, JORNALISTA E PUBLICITÁRIO
REGISTRO 2308 / DRT / MTB / SE
















































































Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA