Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Bahia está entre os 10 estados em que o governador não divulga a agenda publicamente

por Rodrigo Daniel Silva / João Brandão
Bahia está entre os 10 estados em que o governador não divulga a agenda publicamente
Foto : Raul Golinelli/GovBA
Embora os governadores e os prefeitos preguem transparência nas administrações, uma parte deles tem mantido os compromissos diários escondidos do público. Levantamento feito pelo Bahia Notícias mostra que apenas 10 dos 27 gestores estaduais divulgam as suas agendas nos sites do governo.

Entre os governadores que não publicam a agenda, está o baiano Rui Costa (PT). No site do governo, é possível ter apenas conhecimento de eventos externos do governador baiano, que também são divulgados para a imprensa. Além de Rui, os administradores do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e Roraima.

O governo roraimense informa no site o horário de expediente do governador, que é de 8 as 19 horas, mas não detalha os compromissos do gestor neste horário. No governo federal, tanto o presidente da República quanto os seus ministros publicam nos sites oficiais. A partir disto, a revista Piauí mostrou na semana passada que os políticos passaram a dominar a agenda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Segundo a publicação, a partir de levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em janeiro, 69% dos compromissos oficiais de Moro foram reuniões técnicas, mas caiu e chegou a ser 11% em maio. Ao mesmo tempo, os encontros parlamentares cresceram ao ponto de ocuparem a maior parcela e bater o recorde foi de 39% em maio. A divulgação das agendas ajuda também em investigações do Ministério Público e da polícia e mostra contradições dos políticos.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que "nunca" recebeu no Palácio da Alvorada o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, alvo da Operação Lava-Jato. Sua agenda oficial disponível no site do Planalto, no entanto, mostrou que Dilma recebeu pelo menos duas vezes o empresário para reuniões no Alvorada em 2014, ano em que disputou a reeleição.

Já os estados em que os governadores divulgam a agenda são: Distrito Federal, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná. Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação do governo da Bahia não justificou o fato de o governador não publicar a agenda. 


BAHIA NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA