Gilvan Maq-Peças

Gilvan Maq-Peças
Tobias Barreto - Sergipe

TOCA DO ÍNDIO

TOCA DO ÍNDIO
DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

domingo, 25 de novembro de 2018

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2018: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARIA FREIRE ANUNCIAÇÃO SILVA


SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARIA FREIRE ANUNCIAÇÃO SILVA.
DISTRITO DE LAGOA REDONDA, ITAPICURU-BA.


Os alunos do Colégio Estadual Professora Maria Freire Anunciação Silva, Localizado no Distrito de Lagoa Redonda em Itapicuru, realizaram à Semana da Consciência Negra. O evento tem como objetivo de refletir sobre a importância da cultura afro na sociedade brasileira. Foram produzidos cartazes, máscaras, poesias e pesquisas sobre a cultura, história e religião dos povos africanos. As apresentações foram transformadas numa mega Gincana Multicultural.

As atividades tomaram conta de toda a escola. “Trabalhamos com muitas áreas. Estudamos sobre história, trabalho, cultura, religião. Isso é importante, pois mostra que somos todos iguais”, contaram os alunos e Professores.

O tema foi trabalhado em todas as disciplinas. Os alunos pesquisaram da geografia do continente africano até personagens negros que se destacaram. Um dos personagens pesquisados foi o líder norte-americano Dr. Martin Luther king.

 “A luta dele foi muito importante porque remodelou a sociedade norte-americana abrindo espaço para outros afrodescedentes, como o ex-presidente”, explicaram os alunos.

Os alunos apresentaram músicas e danças típicas. Os que estavam assistindo às apresentações foram contagiados pelas apresentações. “É muito importante essa interação para que todos possam perceber a riqueza e a contribuição que a cultura afrodecendentes tem na cultura brasileira”, disseram os coordenadores.

CONSCIÊNCIA NEGRA – o dia da consciência negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro em memória de Zumbi dos Palmares (1695), assassinado na data. Durante a semana são realizadas diversas atividades em todo o país para promover a inserção do negro na sociedade brasileira. A data serve também para lembrar a resistência negra contra a exploração durante o período colonial.

A Lei 10.639/03 determina que o dia 20 de novembro seja incluído no calendário escolar. A lei estabelece ainda como obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileiras nas escolas. Diante disso, os professores devem trabalhar incluir no programa pedagógico temas relacionados à história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura afrodescendente e o negro na formação da sociedade nacional.


Siga nossas páginas no Facebook, no TwitterInstagram e veja fotos e também nossos vídeos no Youtube

A seguir estão expostos alguns registros dos dois dias de eventos.


                                                                             
                                                      ____FRAM MARQUES____
                                     Professor, Jornalista, Publicitário e Fotojornalista 
                                                         Registro 2308 MTB / SE




















































































Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA