Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 7 de abril de 2018

Como se dar bem na 1ª entrevista de emprego, confira dicas

O aluno que conseguiu fazer estágios durante a graduação sai na frente na hora de conquistar o primeiro emprego depois de formado (Foto: Shutterstock )

O aluno que conseguiu fazer estágios durante a graduação sai na frente na hora de conquistar o primeiro emprego depois de formado (Foto: Shutterstock )

Ao fim da faculdade, a alegria de receber o diploma divide espaço na vida dos estudantes com uma preocupação: como será o caminho profissional de agora em diante? De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com diploma universitário aumentou de 4,4% para 7,9% em 10 anos. Ou seja, a disputa por vagas está mais acirrada depois de formado e para conquistar seu espaço o candidato deve demonstrar postura e segurança na primeira entrevista de emprego.

Parece difícil, mas dá pra chegar lá bem preparado. A palavra de ordem é manter a calma. O nervosismo é inimigo dos candidatos. O primeiro passo é organizar um bom currículo e ter um portfólio completo. Na hora de disputar uma vaga, é importante apresentar todas as suas habilidades e competências, por isso leve esses documentos, independentemente de terem sido solicitados ou não. Mesmo que não tenha experiência de mercado, tudo o que adquiriu durante o período como estudante estará a seu favor: cursos de extensão, palestras, trabalho voluntário e práticas estudantis. Toda e qualquer maneira de provar que o seu desempenho está à altura da vaga deve ser considerada.

Estágios na área


Você está um passo a frente dos demais se durante a faculdade fez estágios. Além de ter experiência sobre a seleção em si, pode mostrar que já conhece um pouco mais do mercado e até mesmo já integrou algum grupo de trabalho em meio a profissionais. Se você conseguiu fazer estágio em mais de um segmento dentro de seu campo de atuação, mais pontos a seu favor. O seu leque na hora de buscar uma colocação será maior.

A sua pretensão salarial depende da profissão escolhida. Antes de entrar no mercado, é possível saber, em média, quanto ganha um profissional na área de AdvocaciaAdministraçãoFisioterapia e Psicologia.

Ansiedade fica em casa


Se não demonstrar segurança para encarar a entrevista, você corre o risco de colocar por água abaixo todo o processo seletivo. Lembre-se que ninguém domina melhor o assunto do que você: o tema em pauta é a sua experiência. Uma dica é reler o currículo e ensaiar em casa na frente do espelho, isso ajuda a amenizar o nervosismo.

Pesquise sobre a vaga e a empresa


Conhecer o perfil desejado para a vaga e detalhes sobre a empresa na qual deseja trabalhar é fundamental. Isso demonstra que você realmente quer aquela oportunidade, que foi em busca de mais informações.

Como se vestir


Não tem mistério. Procure usar roupas leves, confortáveis e ao mesmo tempo discretas. Só use terno e gravata, por exemplo, se você pretende trabalhar em um ambiente formal que exige esse tipo de vestimenta no dia a dia.

Seja pontual


A pontualidade é primordial. Portanto, cheque o endereço, confira o trajeto no dia anterior e planeje como fará para chegar até o destino e de quanto tempo vai precisar. Nesse cálculo, deixe tempo de sobra para não correr o risco de chegar atrasado.

Seja verdadeiro


Não tenha vergonha de dizer que tem pouca ou nenhuma experiência em uma atividade exigida pela vaga. Isso nem sempre tira pontos, afinal, da mesma forma que você ainda não teve oportunidade de exercer essa função, tem determinação e força de vontade para aprender. Isso supera qualquer inexperiência. E nunca, em hipótese alguma, minta. Isso fará você perder a vaga e ainda ser mal visto no mercado.

Conte seus cases de sucesso


Ao ser questionado sobre as situações profissionais que já vivenciou, relate alguma experiência de sucesso durante a faculdade. Pode ser no estágio, em algum trabalho em sala de aula. Mas tente contar alguma situação em que foi exigido de você habilidades e competências para resolver. E você foi lá e fez.

Cuidado com as Redes Sociais


A espiadinha on line é cada vez mais comum entre os recrutadores de talentos. Caso o seu perfil no Facebook não esteja alinhado com os valores da empresa, ponto negativo. Portanto, cuidar da sua reputação nas Redes Sociais é tão importante quanto construir um excelente currículo.

Pretensão salarial


Deixe claro que está disposto a negociar e mostre-se flexível. Se você já for logo informando quando pretende ganhar, pode diminuir suas chances, caso a remuneração para a vaga seja inferior. Lembre-se que depois de contratado você pode mostrar um bom trabalho e negociar valores maiores. Conquistar a sua primeira oportunidade de emprego é o passo mais importante. É a partir dela que você estará entrando no mercado que deseja atuar.

Qualificação em primeiro lugar


Busque qualificação permanente. Nas seleções de primeiro emprego, sai na frente quem cursa ou já é graduado em nível superior. O Educa Mais Brasil concede bolsas de até 70% de desconto nas mensalidades em graduação e pós-graduação. O processo de inscrição é muito simples. Basta acessar www.educamaisbrasil.com.br e pesquisar instituições do seu interesse. São mais de 500 mil bolsas disponíveis. Quer conhecer mais sobre o programa, confira o fanpage do Educa Mais Brasil.

Por Educa Mais

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA