Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Água com limão emagrece? Tudo sobre a bebida queridinha das famosas

Água com limão emagrece? Tudo sobre a bebida queridinha das famosas

Especialistas dão dicas e esclarecem todas as dúvidas sobre a mistura
Se você está querendo emagrecer e costuma buscar dicas em blogs e redes sociais, muito provavelmente já ouviu falar da água com limão. Seja em perfis de musas fitness, blogueiras ou até famosas, como as modelos Gisele Bündchen e Yasmin Brunet, o fato é que a mistura têm aparecido com cada vez mais frequência na lista de indicações milagrosas.
Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:
As adeptas juram que basta beber o líquido todo dia de manhã, em jejum, para obter resultados fantásticos. A única regra é que a água esteja morna. Mas será que funciona mesmo?
O BAZAR foi atrás da resposta e contatou diversos nutricionistas baianos para comentar sobre a mistura. Veja o que cada um deles falou.
Confira os relatos e tire suas próprias conclusões:
Thomas Tassio
"Não é verdade. Não há nenhuma comprovação que água com limão auxilie no processo de emagrecimento. Se a pessoa se sente bem ingerindo e não tem nenhum desconforto gástrico, pode continuar o uso. Porém, se toma sem vontade, apenas por acreditar que irá emagrecer, é melhor buscar outras alternativas.
A mistura pode melhorar a digestibilidade, segundo o nutricionista Thomas Tassio (Foto: reprodução/Shutterstock)
A água com limão pode melhorar a digestibilidade. Assim, pessoas que tem queixas de má digestão e empachamento, podem se sentir melhor. Sobre chás, antes de tudo, é preciso alertar que não se deve ingerir aleatoriamente.
É preciso ter cautela com dose, quantidade e frequência. Alguns chás podem auxiliar o processo de emagrecimento, como o chá verde e chá mate. Ainda podemos citar o chá de gengibre, que tem uma ação indireta, por ser anti-inflamatório."
"Não há nenhuma comprovação que água com limão auxilie no processo de emagrecimento"
Gisele Palavro
"Não encontrei nenhum estudo com correlação direta entre o uso do limão e o emagrecimento, porém, ao observarmos sua atuação no organismo, podemos dizer que ele é um bom aliado de uma dieta saudável e uma rotina de exercícios. Junto de uma alimentação saudável, o consumo do limão possui muitos benefícios.
Ele estimula o fígado na eliminação de toxinas. Quando ingerido pela manhã, complementa a faxina interna realizada durante a noite. Alcaliniza o sangue, reduzindo o risco de inúmeras doenças. Apesar do sabor ácido, o limão transforma-se em sais alcalinos quando absorvido, ajudando no equilíbrio do pH interno.
A água com limão também combate os radicais livres, que estão associados ao envelhecimento precoce, trazendo benefícios a pele e a saúde em geral, ajuda a equilibrar as funções digestivas, combatendo sintomas como má digestão e estômago pesado e aumenta a imunidade. A medicina ayurvédica justifica o uso da água morna (cerca de 40 graus) pela manhã em jejum por ser uma boa maneira de despertar os órgãos internos.
Vale lembrar que o uso da água com limão é contraindicado em casos de sensibilidade estomacal, alergias a cítricos e pessoas que tomam muitas medicações, pois ele pode interferir nos seus efeitos."
"Junto de uma alimentação saudável, o consumo do limão possui muitos benefícios. Ele estimula o fígado na eliminação de toxinas. Quando ingerido pela manhã, complementa a faxina interna realizada durante a noite"
Lais Galvão 
"Água morna com limão em jejum para emagrecer não funciona. Essas estratégias milagrosas não causam déficit calórico, que é o necessário para gerar perda de peso. Não adianta consumir água com limão pela manhã e ao longo do dia ter uma alimentação desequilibrada. O limão tem muitos benefícios e a maioria deles é devido à grande quantidade de vitamina C, que é um potente antioxidante e atua combatendo os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e fortalecendo o sistema imunológico.
"Água morna com limão em jejum para emagrecer não funciona", diz a nutricionista Laís Galvão (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Além disso, a vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, retardando o aparecimento de rugas e flacidez.  Essa mistura não é indicada para indivíduos com quadros de esofagite (inflamação no esôfago) ou inflamação na garganta, porque a acidez do limão é abrasiva, podendo machucar essa área já irritada.
"Não adianta consumir água com limão pela manhã e ao longo do dia ter uma alimentação desequilibrada"
A acidez também pode levar ao desgaste dos dentes. E quanto à temperatura da água, não existe fundamento que justifique seu uso em temperatura morna, já que não modifica nenhum composto do limão. Mas, para quem deseja intensificar a perda de peso, existem algumas estratégias que funcionam bem - lembrando que não existe milagre, sempre associado com alimentação equilibrada e atividade física. 
Há um grupo de alimentos chamados de termogênicos, que apresentam a característica de aumentar o gasto calórico do organismo, alguns deles são o café, canela, chá verde, gengibre, pimenta e guaraná em pó. Então várias estratégias podem ser usadas, como fazer o chá verde com gengibre, café com canela e adicionar pimenta nas preparações."
Érico Ian
"Não, a água morna com limão não vai fazer você emagrecer. O que acontece é que o limão, por conter o ácido cítrico, ingerindo logo pela manhã em jejum não vai estimular o apetite e em muitas pessoas causam até sensação de saciedade, então quando vão fazer a primeira refeição acabam fazendo a ingestão menor do que consumiriam normalmente.
"Nenhum alimento sozinho faz milagre, é o conjunto de ações que vai equilibrar o seu organismo e fazer  você se sentir bem"
Porém, o limão é um alimento com baixa caloria, auxilia na hidratação, é rico em fibras, possui vitamina C, vitamina do complexo B e sais minerais como potássio, cálcio e ferro. Nenhum alimento sozinho faz milagre, é o conjunto de ações que vai equilibrar o seu organismo e fazer  você se sentir bem. Os indivíduos que tem úlcera gástrica ou gastrite não devem ser estimulados ao consumo da água com limão, pois após o consumo sentem piora dos sintomas. "

Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets:

Para quem deseja fazer uso de chás ou infusões, Érico fez uma lista das melhores opções e explicou seus benefícios:
Chá de Hibisco Termogênico liberado - 250 ml por dia
Chá de Salsinha (temperinho verde) Diurético
Chá Verde Termogênico
Chá de Cavalinha Diurético
Chá de Gengibre Termogênico
Chá de Limão Termogênico para hipertensos - é fraco, por isso que é indicado para hipertensos
Chá de Canela com limão e gengibre Termogênico
Chá de Gengibre com Canela  Termogênico
Chá de Canela Termogênico - não indicado para grávidas
Chá de Limão com Canela Termogênico
Chá de folhas de amora Diurético forte
Chá de Sene Bom para intestino preso
Os chás deverão ser variados para que o corpo não se acostume com a substância. A recomendação do nutricionista é de ingerir dois tipos de chá por dia.

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA