Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Defesa Civil faz vistoria no camarote que desabou durante show de Ivete Sangalo em Aracaju

No final da manhã deste domingo (8), a Defesa Civil fez uma vistoria na parte do camarote que caiu na madrugada durante o show da cantora Ivete Sangalo em Aracaju (SE), na festa à fantasia Odonto Fantasy. No local, foi possível observar melhor a destruição, restos de fantasias e peças da estrutura de ferro apresentando sinais de ferrugem. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 60 pessoas foram feridas e 26 precisaram ser encaminhadas a hospitais.
Coordenador da Defesa Civil na vistoria do camarote. (Foto: José Gilton)
Coordenador da Defesa Civil na vistoria do camarote. (Foto: José Gilton)
Para a Defesa Civil, é prematuro para fazer alguma conclusão sobre as causas do acidente, que só uma perícia no local vai poder verificar a resistência dos materiais empregados na estrutura.“Os elementos visualmente podem apresentar um certo desgaste, mas precisam passar por um exame laboratorial, que vai verificar se a estrutura de fato não continha mais a resistência mecânica. A gente vai acionar também o Conselho Regional de Engenharia para poder fazer o laudo com as possíveis causas, que geralmente sai em 30 dias”, disse o coordenador geral da Defesa Civil, Silvio Prado.
O coordenador informou ainda que antes da festa o órgão cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Estadual. Nele, os organizadores do evento apresentaram uma série de documentações sobre a estrutura. “A Defesa Civil recolheu anotação de responsabilidade técnica do teste da carga que foi aplicada na estrutura, assim como a RT referente a montagem e desmontagem de palco e camarote”, explicou.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe disse que o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) foi protocolado no dia 11 de setembro e aprovado após 18 dias. Explicou ainda que para que o certificado de aprovação de eventos seja emitido, são exigidos que os sistemas preventivos e as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART’s) sejam assinadas por um engenheiro responsável, atestando o projeto de segurança.
“Foram apresentadas as ART’s dos sistemas elétricos, dos testes de carga e da montagem das estruturas, da elaboração e execução do PSCIP, bem como todas as declarações necessárias para aprovação. Após a liberação do projeto, o processo segue para a vistoria, onde são verificadas se foram cumpridas as exigências que estão contidas no projeto”, afirma a nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros.
O documento diz ainda que foram realizadas vistorias na sexta-feira (6) e no sábado (7). “Na primeira, foram encontradas algumas inconformidades em relação ao PSCIP, porém estas foram sanadas e verificadas na segunda vistoria. Sendo assim, após realizadas as correções, o processo foi aprovado e teve sua liberação para realização do evento”.
Festa à fantasia
A festa que está em sua 20ª edição reuniu mais de 20 mil pessoas no Sítio Terêncio, na capital sergipana, onde foram realizados shows com as seguintes atrações: Cartel de Bali, Jota Queste, Saulo, Solange Almeida e Léo Santana.
Após o acidente, Ivete parou a apresentação e acalmou o público. Em seguida, os organizadores do evento subiram ao palco e pediram que o público do camarote descesse para que uma área de segurança fosse isolada. Eles garantiram que a festa continuaria, assumindo qualquer tipo de responsabilidade diante do ocorrido. O show foi retomado após o socorro das vítimas.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 60 pessoas foram feridas e 26 precisaram ser encaminhadas a hospitais. O representante comercial Antônio Sóstenes também ficou ferido no acidente. Ele disse a reportagem do G1 que no momento da queda chovia e muita gente correu ao mesmo tempo para o camarote. “Foi quando uma parte cedeu e derrubou várias pessoas, também fui junto. Fiquei com algumas lesões nas pernas, mas nada muito grave. A cantora parou o show e depois que o Corpo de Bombeiros analisou o local o show foi retomado”, contou.
Nota de esclarecimento
Por volta das 15 horas deste domingo (8), a coordenação do evento publicou uma nota de esclarecimento sobre o acidente. Confira na íntegra:
“Ao longo desses 20 anos de Odonto Fantasy, sempre priorizamos a transparência e o compromisso com o nosso público. Por isso, precisamos esclarecer alguns pontos sobre o que aconteceu ontem, quando uma parte do piso de um dos camarotes cedeu.
Em primeiro lugar, queremos nos solidarizar com as pessoas que se machucaram; as que não estavam no exato local, mas ficaram assustadas e os familiares e amigos que ficaram preocupados quando souberam do ocorrido. Enquanto aguardamos o resultado da perícia que vai esclarecer as causas do que aconteceu, cuidamos de quem se machucou.
A equipe de bombeiros civis e do posto médico prestou os primeiros atendimentos no local e aqueles que precisaram de mais cuidados foram encaminhados a unidades de saúde. Estivemos com eles no hospital até receberem alta médica. Apenas uma pessoa segue hospitalizada. Continuaremos em contato com todos para que tenham a assistência necessária até a completa recuperação.
É fundamental ressaltar que a estrutura contratada pelo evento estava licenciada e vistoriada. A área foi isolada imediatamente após o ocorrido para que fosse avaliada a extensão do dano. Após a avaliação do bombeiro civil, a área restante do camarote foi liberada e o evento continuou com a apresentação dos demais artistas sem qualquer intercorrência.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos pelo e-mail contato@odontofantasy.com.br”

Por Anderson Barbosa e Joelma Gonçalves, G1 SE, Aracaju
SE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA