Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

BRASIL: Eles são candidatos pelo PT, mas têm vergonha de assumir as cores e a estrela do partido

 Felippe Hermes
capa
As eleições municipais de 2016 já começaram em todo o Brasil e, com elas, os partidos começam a medir forças para 2018. Novas alianças têm mudado a cara da disputa em algumas das maiores cidades do país. A tradicional aliança PT e PMDB, por exemplo, que emplacou em 2012 mais de 284 candidatos a prefeito e vice, perdeu espaço – ainda que os partidos estejam unidos ainda em mais de 1.200 municípios pelo país.
A campanha para 2016 será mais curta, com tempo de televisão resumido a 10 minutos, contra os 30 minutos de 2012, além do fim do financiamento empresarial para campanhas. Com menos material e tempo reduzido, o que chama a atenção, no entanto, é uma mudança estética na forma como os candidatos se apresentam.
As cores e a estrela do partido, que já chegaram a decorar até mesmo o jardim do palácio da alvorada, agora são cada vez mais tímidas nos materiais de divulgação dos candidatos do Partido dos Trabalhadores, líder em rejeição entre todos os partidos do país. Em São Paulo, a famosa estrela foi reduzida na propaganda do prefeito Fernando Haddad, e o vermelho deu lugar ao laranja em muitos dos materiais de campanha. Para alguns dos candidatos, a escolha das cores se dá pelo fato de as coligações serem amplas, e comportarem inúmeros partidos.
Com a legenda nacional na linha de frente dos principais escândalos políticos dos últimos anos, o PT viu seu número de candidatos entre 2012 e 2016 ser reduzido de 44.239 – o que inclui candidatos a prefeitos, vices e vereadores – para 23.556. Único dos 5 maiores partidos a perder participação no total de filiados (caindo de 10,25% em 2012 para 9,6% em 2016), o partido enfrenta a maior crise de sua história, de militância e identidade. A figura do ex-presidente Lula, antes presente em boa parte dos materiais de campanha, agora é tímida, até mesmo nas disputas que ocorrem na região do ABC Paulista, berço político do ex-presidente.
O vermelho deu lugar ao roxo, ao amarelo, ao verde, ao laranja e até mesmo ao azul, cor tradicionalmente associada ao rival PSDB. Em muitos casos, o número 13 nem mesmo aparece. Abaixo, selecionamos alguns exemplos que você pode encontrar país afora.

1. Belo Horizonte, MG

Belo Horizonte

2. Guarulhos, SP

Guarulhos

3. Santa Cruz do Sul, RS

Santa Cruz do Sul

4. Alegrete, RS

Alegrete

5. Camaçari, BA

Camaçari

6. São José dos Campos, SP

São José dos Campos

7. Dias D’Ávila, BA

Dias D'Ávila

8. Esteio, RS

Esteio

9. Alvorada, RS

Alvorada

10. Jacarezinho, PR

Jacarezinho (PR)

11. Tomé-Açu, PA

Tomé-Açu - PA

12. Santa Luzia, MG

Santa Luzia

13. Pedro Osório, RS

Pedro Osório (RS)

14. Porto Alegre, RS

Porto Alegre

15. Araraquara, SP

Araraquara

16. Maceió, AL

Maceió

17. São José Dos Campos, SP

São José dos Campos - vereadora

18. Chapecó, SC

Chapecó

19. Leme, SP

Leme (SP)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA