Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fórmulas Confusas: Entenda por que Bahia e Vitória ainda tem chance de disputar Sul-Americana em 2013


Nos últimos anos, a Copa Sul-Americana tem se tornado um desejo dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, sobretudo pelo fato de dar ao campeão uma vaga na Libertadores. Porém, com a confusão feita pela CBF para determinar os participantes a partir de 2013, até clubes recém-promovidos da Série B alimentam o sonho de disputar uma competição internacional.
Mesmo com o Bahia fazendo campanha ruim na Série A e o Vitória disputando a Série B em 2012, as duas equipes podem jogar a Copa Sul-Americana do próximo ano. A conta pode ser um pouco complicada e requer algumas explicações para que seja devidamente entendida:
1 – Com o aumento do número de participantes da Copa do Brasil, ela se prolongará pelo segundo semestre e ocupará datas da Copa Sul-Americana. Por isso, os times que estiverem disputando a 4ª fase da competição (oitavas de final) não participarão do torneio continental;
2 – Como os oito participantes da Sul-Americana são indicados a partir do Campeonato Brasileiro, e estes mesmos clubes, em sua maioria, disputam a Copa do Brasil, a CBF definiu que a prioridade de disputa é a competição nacional que, a partir da 4ª fase, também contará com os times que participaram da Libertadores.
Sendo assim, para Bahia e Vitória disputarem a Copa Sul-Americana, primeiramente teriam que deixar a Copa do Brasil antes da quarta fase, e contar com as seguintes combinações:
1 – O Tricolor teria que torcer para que um dos oito times que ficaram acima dele no Campeonato Brasileiro se classifique para as quartas de final da Copa do Brasil (Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba ou Ponte Preta). Com isto, na pior das hipóteses, o Bahia herdaria a oitava vaga que leva um clube à Sul-Americana;
2 – Já o Rubro-negro tem um caminho mais complicado: teria que torcer para que seis dos 10 times que permaneceram na Série A e podem ir à Sul-Americana (Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba, Ponte Preta, Bahia e Portuguesa) passem à quarta fase da Copa do Brasil. Com isto, os 4 primeiros da Série B (além do Vitória, Goiás, Criciúma e Atlético-PR) se classificariam para a Sul-Americana. Os 4 últimos da Série A não entram na contagem.
A Copa do Brasil deixou de ser o caminho mais curto para a Libertadores. A partir de 2013, serão sete fases. A Copa Sul-Americana, por exemplo, são cinco. O atalho agora passou a ser a competição continental, caso um time não participe da nacional. A garantia da vaga é incerta, mas as possibilidades da dupla BaVi disputarem a “Sula” existem. Porém, é bem mais fácil do que entender os critérios…

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA