No dia 18 de Setembro (terça-feira), os alunos do Colégio Construir, realizaram uma visita pedagógica ao Oceanário de Aracaju, com a finalidade de:
• conhecer o trabalho desenvolvido pelo Projeto TAMAR, que busca a preservação das tartarugas marinhas;
• visualizar características anatômicas de animais marinhos, que lá se encontram em exposição;
• vivenciar com maior interatividade a prática de manipulação e alimentação de algumas espécies marinhas.
O projeto tem como objetivo promover uma visita dos alunos a um ambiente extra classe, levando-os a relacionar os assuntos vistos em sala de aula de forma mais significativa, com melhores exemplos e visualizações. Visando qualificar o nível de aprendizado dos alunos após a execução de atividades complementares para proporcionar aos mesmos uma visão mais concreta sobre assuntos outrora tratados com fins avaliativos. Dessa forma, a parte lógica do conteúdo aplicado através de aulas expositivas por ser elevada a um grau antes não imaginado.
Bizzo (1998) escreve que “ciências é difícil quando os alunos não entendem determinadas afirmações, mesmo que estas apareçam impressas em livros didáticos”, e pela simples razão de que elas se constituem em uma síntese de várias explicações e conceitos e que não podem fazer sentido sozinhas, como afirmações isoladas.
Diante do exposto, faz-se pertinente a visita ao oceanário, pois este dispõe de uma diversidade de grupos animais, assunto que está sendo trabalhado em sala de aula, onde temas como características morfológicas, fisiológicas e comportamentais, relações entre os seres vivos e estes com o ambiente no qual estão inseridos dentre outros serão abordados.
Fram Marques
Professor, Jornalista, Publicitário e Fotojornalista