Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Posto de combustíveis é assaltado duas vezes em uma hora



Um posto de combustíveis foi assaltado duas vezes em um intervalo de uma hora na cidade deLagoa de Dentro, Agreste paraibano. Os assaltos, segundo a polícia, aconteceram na manhã da segunda-feira (24). De acordo com informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), duas duplas armadas de revólver e em motos roubaram o estabelecimento em dois momentos diferentes.
No primeiro assalto eles levaram aproximadamente R$ 22 mil em espécie e fugiram em direção a Campina Grande. A polícia fez diligências mas não localizou os suspeitos.
Uma hora depois, o segundo assalto ao mesmo posto foi registrado. Segundo o soldado César, da Copom, duas pessoas chegaram em uma moto, também armados de revólver, e levaram a quantia de R$ 10 do gerente.
“Como no primeiro assalto já tinha sido levado tudo, dessa vez os suspeitos do segundo não deram sorte”, acrescentou o soldado César. A polícia também fez diligências mas não prendeu nenhum suspeito. De acordo com relatos de funcionários do posto à polícia, os assaltantes provavelmente são adolescentes.
A Polícia Militar acredita que não há relação entre os assaltos. “Os suspeitos eram completamente diferentes e há a possibilidade de ter sido apenas uma coincidência. No entanto, as investigações é que vão dizer se foi coincidência ou não”, finalizou o soldado César.
Com G1 PB

FORÇA DE VONTADE: Com sonho de ser juíza, catadora de lixo paga faculdade de Direito



Catadora chegou ao 7º período do curso, mas tem dívida com a faculdade. Estudando com livros achados no lixo, ela viu sonho perto do fim
Com 52 anos e vivendo do lixo. Foi assim que a catadora Isabel de Fátima Andrade, a ‘Dona Fátima’, chegou ao sétimo período do curso de Direito em uma faculdade particular de Vitória. Tudo isso por um sonho: "eu quero e vou ser juíza", disse a catadora ao G1. Carioca, ela mora no Espírito Santo há 11 anos, e com a renda de seu ferro velho, onde também mora, conseguiu pagar as mensalidades do curso até então.
Trabalhando com o lixo, encontrou muitos livros jogados fora, e foi com eles que ela estudou durante todo esse tempo. Mas, segundo Fátima, a crise econômica fez cair o preço do papel, e, por consequência, a sua renda. Agora, ela contraiu uma dívida com a faculdade e viu seu sonho ficar próximo do fim.
“Eu curso direito desde 2010, e só agora a situação apertou, porque o preço do papel caiu muito, não tenho como pagar a minha faculdade. Antes, eu ganhava 25 centavos a cada quilo de papel vendido, agora só 2 centavos. Está muito difícil, porque moro e trabalho no meu ferro velho, mas a área não é minha e também estou com o aluguel atrasado”, contou a catadora.
De família humilde no Rio de Janeiro, Fátima explica que começou a trabalhar desde os 12 anos de idade, e não pôde fazer uma faculdade logo que concluiu os estudos porque tinha que ajudar nas contas de casa. Mesmo tendo realizado trabalhos braçais e domésticos durante todo esse tempo, ela sempre teve o sonho de estudar direito.
“Esse sonho vem me acompanhando desde cedo. Sempre gostei de defender o lado mais fraco, quero advogar para ajudar as pessoas. Penso em advogar por uns três anos e depois fazer um concurso para juíza, vou lutar por isso”, disse.
Dívida alta
Fátima vive em um local acanhado no bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória. Entre papelões, pedaços de ferro e alumínio, ela guarda seus livros para estudar. Mas, como tem que pagar o aluguel do local e com a queda do preço do papel, ela tem passado dificuldades. O montante da dívida com a faculdade está em R$ 4.800, que já é um valor negociado.
Pela dificuldade em conseguir pagar as mensalidades, bateu na porta de outra instituição de ensino, onde conseguiu uma bolsa. Mas, mesmo assim precisa quitar a dívida com a outra faculdade. “Consegui viver todo esse tempo assim, pagando minhas contas. Agora está muito difícil, o dinheiro está fraco, não sei o que fazer, mas não vou desistir do meu sonho”, destacou.
A nova faculdade em que Fátima vai estudar fica em outro município da Grande Vitória, Vila Velha. Apesar de ficar bem ao lado de Vitória, a distância para chegar ao local aumentou consideravelmente para a catadora. Mas, nada que a desanime. “Não há distância que me faça desistir do meu sonho. Eu vou persegui-lo até o fim, nem que seja a pé”, contou Fátima.
G1

China inaugura maior linha de trem-bala do mundo


Trem de alta velocidade ligará Pequim a Guangzhou. Viagem de 2,3 mil km será feita em 8 horas. (Foto: AFP Photo)
A linha de alta velocidade de maior extensão do mundo, que liga Pequim a Guangzhou, foi inaugurada nesta quarta-feira (26) com a viagem do primeiro trem, em uma nova etapa no desenvolvimento da rede ferroviária chinesa, setor afetado por escândalos e acidentes.
Para a inauguração, a China escolheu o dia do nascimento do líder comunista Mao Tsé-Tung, 26 de dezembro de 1893.
O trem percorrerá os 2.298 km que separam Pequim e Guangzhou, o grande polo econômico do sul, em oito horas, tempo três vezes menor que o atual. A composição circulará a uma velocidade média de 300 km/h e fará 35 paradas nas cidades mais importantes (Zhengzhou, Wuhan, Changsha, entre outras).
Alguns trens de alta velocidade da linha já estavam operacionais (Zhengzhou-Wuhan-Cantão), mas ainda faltava a linha Pequim-Guangzhou.
A saída do primeiro trem foi exibida ao vivo pela televisão estatal, que também exibiu reportagens gravadas dentro dos vagões, onde os passageiros tiravam fotos.
As primeiras conexões ferroviárias de alta velocidade na China foram inauguradas em 2007. Desde então, o país construiu a maior rede do mundo, com mais de 8.000 km no fim de 2010, número que deve dobrar até 2020.
O desenvolvimento forçado, no entanto, foi marcado por escândalos de corrupção e por uma segurança insuficiente.
Em 23 de julho de 2011, um choque entre dois trens de alta velocidade matou 40 pessoas e deixou 200 feridos no leste da China, o que provocou muitos protestos.
Uma colisão em um viaduto perto de Wenzhou iniciou um acúmulo de erros das autoridades. Usuários denunciaram vários problemas.
Uma investigação oficial apontou falhas no design dos equipamentos de sinalização e negligência das autoridades ferroviárias. Cinquenta e quatro funcionários, incluindo um ex-ministro para as Ferrovias, foram punidos.
Antes da abertura da linha de alta velocidade Pequim-Guangzhou, as autoridades anunciaram que adotaram medidas para aumentar a segurança e melhorar a manutenção das infraestruturas.
Mas a inquietação permanece. O jornal "Global Times", ligado ao Partido Comunista, cita uma fonte do ministério que reconhece a persistência de problemas, apesar dos esforços do governo.
A linha entra em operação antes das férias do ano novo lunar (fevereiro), momento em que centenas de milhões de chineses viajam pelo país, na maior migração anual do mundo.Trem-bala iniciou a linha mais longa do mundo, de 2,3 mil km. (Foto: AFP Photo)
Trem-bala iniciou a linha mais longa do mundo, de 2,3 mil km. (Foto: AFP Photo)
Condutor manobra trem-bala em Pequim. Velocidade média será 300 km/h. (Foto: AFP Photo)
Condutor manobra trem-bala em Pequim. Velocidade média será 300 km/h. (Foto: AFP Photo)
G1

Motorista presa com cerveja ataca policial



Uma motorista flagrada com latas de cerveja dentro do carro após bater o carro num poste, na Zona Sul de São Paulo, foi presa por suspeita de dirigir embriagada nesta terça-feira (25). Um exame clínico feito no Instituto Médico Legal (IML) constatou a embriaguez. Além da multa por dirigir alcoolizada – de R$ 1.915,40 -, a mulher, que é engenheira química, terá que desembolsar R$ 9 mil de fiança para ser solta.
O acidente aconteceu na esquina das avenidas Doutor Chucri Zaidan e Morumbi, na região do Brooklin. As imagens feitas por um cinegrafista amador foram exibidas nesta quarta-feira (26) pelo Bom Dia São Paulo. De acordo com as novas regras da Lei Seca, elas podem servir de prova para mostrar que a condutora dirigia bêbada, o que é crime.
Nas cenas, a engenheira química tenta impedir a filmagem após colidir com um poste que quase caiu, por volta das 20h desta terça-feira. Ela ainda empurra um policial militar. A mulher guiava um Hyundai Santa Fé. Ela se recusou a fazer o teste do bafômetro, segundo a Polícia Militar. Ela foi, então, conduzida ao 27º Distrito Policial, no Campo Belo, onde também se negou a ceder amostra de sangue no IML. Lá, um exame clínico constatou o consumo de bebida alcóolica e ela foi indiciada e presa em flagrante por embriaguez ao volante.
Antes das mudanças na Lei Seca, que começaram a valer na sexta-feira (21), somente o bafômetro e o teste sanguíneo serviam como provas para o motorista suspeito de embriaguez responder a processo criminal. Agora, com a nova lei, gravações em vídeo também podem valer para comprovar a embriaguez. Outras provas que passam a ser permitidas são: fotos e depoimentos de testemunhas.
Após voltar do IML, a motorista, que preferiu não se pronunciar, foi colocada numa cela. A delegada, além de indiciar a engenheira química por dirigir alcoolizada, arbitrou uma fiança de R$ 9 mil para que ela possa responder o processo em liberdade.
Outro flagrante
Na Avenida Zaki Narchi, na Zona Norte, um motorista suspeito de dirigir embriagado foi parado por policiais militares nesta terça-feira. O homem, que não informou seu nome, fez o teste do bafômetro e admitiu ter bebido. O resultado do etilômetro apontou uma dosagem acima do mínimo permitido. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar e conduzido a uma delegacia.
Balanço de Natal
De acordo com balanço feito pela Polícia Militar, 62 motoristas foram multados em blitzes da Lei Seca em R$ 1.915,40 por dirigir alcoolizados em São Paulo entre as noites de sexta-feira (21) e a véspera do feriado de Natal (24). Ainda segundo a PM, 883 motoristas foram parados nas fiscalizações após a entrada em vigor da Nova Lei Seca, na sexta-feira. Apenas duas pessoas se recusaram a fazer o teste do bafómetro, e oito vão responder a processo por crime de trânsito.
G1

Prefeito ignora a seca e faz festa com Mastruz com Leite



Exemplos de outros prefeitos em detrimento da seca não é seguido pelo atual prefeito de Cachoeira dos Índios.
A crise em que os moradores da cidade de Cachoeira dos Índios, Alto Sertão, enfrentam com a seca é ignorada pelo atual prefeito Têta Francisco que mesmo diante da crise contratou uma das bandas de forró mais caras do Brasil para se apresentar nesta terça-feira (26), dia em que a cidade completa 51 anos de emancipação política.
O exemplo de outros prefeitos da microrregião que evitaram fazer festa este ano e preferiram ajudar a população vítima da estiagem, não foi seguido pelo prefeito cachoeirense, Têta, preferiu contratar show de forró para a praça pública a realizar ações em prol das vítimas da seca.
Moradores da cidade afirmam que a administração do prefeito Têta foi um caos e que ele tenta maquiar o ‘desastre administrativo’ com festa. Entre os desmandos estão a falta de manutenção da infraestrutura da cidade e má gestão da saúde pública.
O prefeito eleito, Bodinho, disse que seus secretários só serão divulgados dia 2 de janeiro e que a administração passará por uma renovação no quadro administrativo.
Radar Sertanejo

Briga entre dois jumentos deixa agricultor ferido; vítima foi transferida para o Trauma em CG



Os animais atacaram o agricultor às margens da BR 230 (Foto: Ilustrativa)
O agricultor tentou separar uma briga entre dois jumentos e acabou levando um coice e em seguida foi pisoteado pelos animais enfurecidos. Veja!
Conforme informações da Polícia Militar, o caso inusitado foi registrado na manhã desta terça-feira (25) no Assentamento Emiliano Sapata, às margens da BR 230 em Sousa.
Testemunhas informaram à PM, que o agricultor José Machado Gomes, 45 anos, tentou separar uma briga entre dois jumentos e acabou levando um coice e em seguida foi pisoteado pelos animais enfurecidos.
O agricultor foi socorrido para o Hospital Regional de Sousa (HRS).
A guarnição da Polícia Militar comandada pelo Cabo Robervan foi até o HRS e constatou que o agricultor sofreu lesões graves na cabeça e foi transferido para o Hospital de Trauma em Campina Grande.
A recepcionista do Hospital de Trauma em contato com a reportagem do Diário do Sertão, informou que o senhor José Machado Gomes, deu entrada naquele Nosocômio vítima de uma forte pancada na cabeça e está recebendo atendimento médico.
Charley Garrido do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa

TRANSPOSIÇÃO: Trecho entre PB e CE terá licitação em fevereiro



Apesar do atraso acumulado de pelo menos quatro anos em relação ao cronograma original, o projeto de transposição do rio São Francisco "só perde para os chineses", em termos de rapidez das obras. A avaliação é do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que se prepara para lançar mais três editais de licitação de obras do projeto. Os editais começam a sair nesta semana e vão usar o regime diferenciado de contratações públicas (RDC), uma alternativa mais rápida do que a tradicional Lei de Licitações, a fim de dar um novo impulso ao empreendimento.
"Quando chegarmos a 2014, não restará nenhuma dúvida ou questionamento de que estaremos perto da conclusão do projeto", disse Bezerra. O orçamento da transposição, estimado em R$ 8,2 bilhões atualmente, passará por uma revisão em março. Tudo depende do resultado das novas concorrências, mas o ministro tem esperanças – por uma análise ainda preliminar – de que o impacto pode ser de não mais do que R$ 200 milhões ou R$ 250 milhões, pois outros contratos foram rescindidos e precisarão ser deduzidos da contabilidade.
Os 14 lotes originais de obras da transposição, além de dois canais de aproximação do rio, foram reagrupados em três "metas" – conjuntos de intervenções – nos eixos Norte e Leste. O primeiro edital a sair, até o fim desta semana, contratará obras complementares na Meta 2-Leste, um trecho com início no reservatório de Areias e término no reservatório de Barro Branco, ambos em Pernambuco. Por usar o RDC, o preço de referência não é divulgado.
Depois, até 28 de fevereiro, sai o edital da Meta 3-Leste, que engloba um lote cujos serviços foram paralisados recentemente pelo consórcio de empreiteiras responsáveis. Ele abrange canais e túneis, entre os reservatórios de Barro Branco e de Poções, entre Pernambuco e Paraíba. A intenção de Bezerra é retomar plenamente os trabalhos, com novos contratos, entre maio e junho.
Essas duas metas tiveram canteiros abandonados, há dois meses, pelos consórcios de empreiteiras responsáveis pelos serviços. Um dos consórcios, formado pela Emsa e pela Mendes Jr., trabalhava em 39 quilômetros de canais, aquedutos, pontes e reservatórios. Em outro trecho, de 28 quilômetros, um grupo de empreiteiras – OAS, Galvão, Barbosa Mello e Coesa – também interrompeu as obras que tocava.
Bezerra afirma ter dado um ultimato às empresas para a retomada dos trabalhos e cobra uma resposta definitiva para saber se inclui acréscimos nos editais que estão sendo liberados. Para ele, o problema da transposição foi ter licitado as obras em fatias, atendendo as recomendações feitas à época pelos órgãos de controle e fiscalização – que estavam preocupados em aumentar a concorrência entre as construtoras. Isso fez com que o projeto tivesse 59 contratos e 90 empresas envolvidas, dificultando sua gestão e exigindo um rearranjo. "O curioso é que, hoje, os relatórios do Tribunal de Contas da União pedem a contratação mais integrada possível", diz o ministro.
Também até o fim de fevereiro, mas com a possibilidade de antecipação para janeiro, será publicado o edital da Meta 3-Norte. Será mais uma contratação pelo RDC, para obras entre reservatórios nos municípios de Brejo Santo (CE) e Cajazeiras (PB), cuja promessa de entrega agora é em dezembro de 2015. Além disso, a concorrência para a Meta 1-Norte, estimada em R$ 777 milhões e que seguiu a Lei de Licitações (8.666/93), tem a abertura de propostas marcada para amanhã.
Munido de uma relação de projetos similares, em mais de dez países, Bezerra garante que a transposição do rio São Francisco não tem demorado mais do que a média mundial para esse tipo de empreendimento. Ela usa, como comparação, projetos como o das Montanhas Snowy, na Austrália, que começou em 1949 e só foi concluído em 1974, e a transposição do Tejo-Segura, na Espanha, que durou quatro décadas inteiras, entre 1933 e 1973. Apenas o projeto de transferência de água de Wanjiazhai, na China, foi executada em até dez anos – de 2001 a 2011 -, na lista do ministro.
"Existem oito obras no mundo comparáveis à transposição do rio São Francisco. Elas levam, em média, de 20 a 25 anos. Além de complexidades de engenharia, são polêmicas e têm estimativas de custos são frequentemente revisadas para cima", diz Bezerra, tirando suas conclusões. "O projeto básico do São Francisco começou a ser feito entre 2000 e 2001. A licitação foi realizada em 2007 e tudo vai ficar pronto entre 2014 e 2015. São 14 a 15 anos de trabalhos. Estamos no prazo médio. Só perdemos dos chineses."
Satisfeito com a execução orçamentária de sua pasta, Bezerra promete um "ano gordo de investimentos" no Ministério da Integração Nacional, em 2013. Na semana passada, rompeu o patamar de R$ 3 bilhões em valores pagos desde janeiro, deixando para trás a marca de R$ 2,817 bilhões atingida em 2011. Para o ano que vem, segundo ele, a meta é ultrapassar R$ 5 bilhões em pagamentos. E chama atenção para o fato de que, a cada real gasto na transposição do rio São Francisco, outros dois são investidos nas demais obras de infraestrutura hídrica do ministério, como o Canal do Sertão, em Alagoas, a Adutora do Algodão, na Bahia, e o Cinturão das Águas, no Ceará.
Valor Econômico

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA