Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

SERGIPE: Sessão da Câmara de Tomar do Geru termina em empurrões entre vereadores

 


Tomar do Geru (SE) – A sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na noite de terça-feira, 9, foi interrompida após troca de agressões verbais e empurrões entre os vereadores Reinaldo Celso Nascimento (PSD) e Jackson dos Santos Nascimento (PSD), conhecido como Dark, presidente da Casa.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que o desentendimento começou quando Reinaldo, da tribuna, atribuiu ao presidente da Câmara a responsabilidade pelo atraso na votação do Plano Plurianual (PPA). Ele classificou a situação como “incompetência”.

Ao ser citado, Dark rebateu chamando o colega de “irresponsável” e “moleque”. A discussão evoluiu para empurrões e os dois precisaram ser contidos por outros parlamentares presentes.

Versões dos envolvidos

Na manhã de quarta-feira, 10, o presidente da Câmara afirmou ter sido ofendido com “palavras de baixo calão” e disse que registrou um Boletim de Ocorrência. “Ele me deu um empurrão, uma barrigada, de forma descontrolada”, relatou Dark, acrescentando que buscou atendimento médico e pretende acionar o Código de Ética para afastar o colega, alegando risco à integridade física dos vereadores.

Reinaldo Celso contestou a versão. Segundo ele, o presidente tenta transferir a responsabilidade pelo atraso do projeto. “Queria apenas que ele colocasse o PPA em votação. Se não aprovarmos, servidores podem receber 13º e salário parcelados”, afirmou. O vereador sustenta que Dark iniciou os empurrões e encerrou a sessão sem apreciar a matéria.

Não há informação sobre nova data para votação do Plano Plurianual.


FONTES: SERGIPE NEWS / SE NOTÍCIAS / INFONET

16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar é aberta com gastronomia, música e mais de seis mil produtos

Foi aberta nesta quarta-feira (11), no Parque Costa Azul, em Salvador, a 16ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, considerada a maior do mundo dedicada ao segmento. O evento reúne diversidade, inovação, tradição e políticas públicas estruturantes que fortalecem quilombolas, povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares de toda a Bahia.

 

Na abertura, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, reforçou a dimensão e o simbolismo da feira: “A Bahia tem 600 mil agricultoras e agricultores familiares, aqui tem 600 barracas mostrando a diversidade com os quilombolas, com os indígenas, com os povos tradicionais e com agricultoras e agricultores trazendo a sofisticação da agricultura familiar e da agroindústria baiana”.

 

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, destacou uma grande novidade desta edição. “Tudo aqui foi feito com todo amor do mundo. Pela primeira vez, nós vamos ter uma empresa brasileira organizando uma rodada de negócios para a nossa agricultura familiar vender no Brasil, no mundo, com a participação de 150 cooperativas”, afirmou.

 

O superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Euzimar Carneiro, enumerou algumas novidades que marcam esta edição. “Como em todos os anos, teremos muitos lançamentos como o macarrão e milho de pipoca de milho não transgênico, vinho, iogurte natural com geleia de uva, entre outros produtos. São cerca de 700 expositores, mais de 150 estandes e uma previsão de 80 mil pessoas circulando durante os dias de feira".

 

Nesta edição, que acontece até domingo (14), a feira traz dois novos espaços, o Caminho da Roça e Flores da Bahia, e conta com 26 restaurantes em duas praças gastronômicas, mais de 25 atrações culturais em três palcos para shows, tendas Quilombola, Indígena e do Artesanato, e ainda a 3ª Feira Agroecológica da Bahia. Tem também as áreas de comercialização dos produtos da agricultura familiar dos 27 territórios de identidade, choperias com cervejas artesanais de oito cooperativas, mais de 6 mil produtos incluindo opções veganas, além da programação técnica com oficinas e seminários.

 

Nesta quinta-feira (11), a feira funciona das 12h às 22h. No Palco Arena, às 18h30, tem apresentação das Ganhadeiras de Itapuã, e às 20h, do cantor Del Feliz. Já no Palco Nordestino, a partir das 20h, o show é de Paulinho Jequié.

 

A realização da 16ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e UNICAFES Bahia, e apoio da Apex Brasil, Bahia Turismo, Bahia Sem Fome, Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).



BAHIA NOTÍCIAS

Foto: Jonas Santos / Divulgação

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

MUSEU DONA CARMELITA: Retratando a passagem do Cangaceiro mais famoso do Brasil, Lampião em 1932, e as histórias do povo do Sertão


Foi feita a terraplanagem e muito em breve será o iniciada a obra do Museu Dona Carmelita na comunidade Maria, no povoado Mariana, município de Itapicuru. Divisa entre Bahia e Sergipe, colado em Tobias Barreto.

A obra é uma parceria da família de Dona Carmelita que fez a doação de um terreno, onde será a obra e toda Comunidade.

O Museu vai retratar a passagem do Cangaceiro mais famoso do Brasil, Lampião em 1932, também vai retratar as histórias do povo do Sertão.

A obra é uma iniciativa do Recanto da Serra.

Recentemente, quem visitou o início das obras foi Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita. Jornalista, escritora e pesquisadora.








 

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA