As barbatanas de tubarão são consideradas itens de alto valor, podendo ser negociadas no comércio ilegal por até US$ 3 mil o quilo. Na China e em outros países asiáticos, elas são utilizadas como ingrediente nobre da culinária.
A pesca voltada à extração e transporte das barbatanas é altamente lucrativa no mercado ilegal. As nadadeiras são usadas no preparo da chamada “sopa de barbatana”, também conhecida como sopa ostentação.
Durante o cozimento, a barbatana se desfaz na água, deixando fibras moles semelhantes a fios de macarrão. Historicamente, essa iguaria era reservada ao consumo exclusivo dos imperadores chineses.
Segundo a Fundação Mamíferos Aquaticos, o tubarão-tigre é uma espécie comum na costa nordeste do Brasil e desempenha papel importante nos ecossistemas marinhos, sendo fundamental a conscientização sobre a conservação e o combate à pesca predatória dessas espécies. A participação da sociedade é fundamental para garantir biodiversidade marinha em Sergipe e em todo o Brasil.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 079 3434 (horário comercial) ou diretamente pelo telefone: (79) 99130-0016.
FONTE: SE NOTÍCIAS