Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Governo eleva Getam a Regimento e inaugura Centro de Treinamento Cavaleiros de Aço em Sergipe

Solenidade também foi marcada pela formatura do III Curso de Especialização em Táticas e Ações com Motocicletas



Foi realizada, nesta quinta-feira (19), uma solenidade especial para assinatura da elevação de nível do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) para Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento. Assim, todas as unidades do Getam - Itabaiana, Lagarto, Estância e Simão Dias - serão interligadas. O evento contou com a participação do governador, Belivaldo Chagas. A solenidade também marcou a formatura do III Curso de Especialização em Táticas e Ações com Motocicletas e a inauguração do Centro de Treinamento Cavaleiros de Aço. 

 

O coronel Marcony Cabral destacou a importância do novo centro de formação e do reconhecimento como Regimento. “Isso é o planejamento estratégico do governo sendo colocado em prática e há previsão da interiorização das tropas do Getam, que já tem acontecido, mas não poderia acontecer sem o devido treinamento. As pessoas já reconhecem esse policiamento, essa marca Getam. Então, isso vai ser cada vez mais aperfeiçoado e atuando não só em Aracaju, mas nos diversos municípios do estado de Sergipe”, enfatizou.


O comandante do Getam, o tenente-coronel José Luiz, relembrou a época de criação da unidade e evidenciou a mudança na segurança pública no combate aos crimes praticados com motocicletas em Sergipe. “Está sendo entregue ao Getam uma ideia formidável, fantástica. A fundação em 2009 foi um marco fundamental para o policiamento com motocicletas no nosso estado. De lá para cá, o Getam se mostrou muito eficiente na segurança pública e conquistou toda a confiança nas diversas ocorrências bem sucedidas, salvando a população”, salientou.

 



O delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, reconheceu a importância da atuação do Getam para a constante melhoria dos indicadores da segurança pública de Sergipe, o que representa qualidade de vida para a população sergipana.  “O Getam representa uma inovação da Polícia Militar, que há mais de uma década é um sucesso. A denominação de cavaleiros de aço é extremamente reconhecida por toda a sociedade sergipana e temida pelos criminosos. É uma das unidades que mais dá resultados positivos à segurança pública”, ressaltou.












O governador Belivaldo Chagas enfatizou a importância da mudança do Getam para Regimento. "Agora funciona como um regimento, porque a unidade tem mais força e vai estar incorporada conjuntamente em Itabaiana, Lagarto, Estância e Simão Dias. A unidade funciona com motocicletas potentes, portanto com mais facilidade para correr atrás dos criminosos. De motocicleta, facilita, pois, às vezes tem que pegar vários atalhos”, reforçou. 



Regimento

A modificação acarretará na ampliação de toda a gestão do Getam no Estado. Assim, todos estarão vinculados ao Regimento em Aracaju em relação à doutrina e procedimentos, padronizando ações dos militares na capital e no interior.

Até então, o Getam funcionava como se fosse uma companhia, um esquadrão motorizado. Com a elevação, passará a ser Regimento, o que equivale a um Batalhão. Enquanto uma Companhia possui três pelotões, o Regimento possui três Companhias, no mínimo. Essas companhias serão criadas com os policiais que serão formados nos cursos futuros. 

Formatura

A solenidade também contou com a formatura do III Curso de Especialização em Táticas e Ações com Motocicletas (Cetam) para formação de novos Cavaleiros de Aço. O Cetam, promovido pelo Getam, prepara os policiais para atuarem dentro da doutrina de pilotagem prevista na unidade. 

O evento formou 21 militares, dos 28 que iniciaram o curso. Destes, 16 fazem parte da Polícia Militar de Sergipe, três são da Polícia Militar do Acre e dois da Polícia Rodoviária Federal com atuação em Sergipe. Foram aproximadamente 465 horas de formação em 60 dias de curso, que envolveu disciplinas teóricas, práticas, abordagem e pilotagem e, ao final, estágio.  


A formação para se tornar um Cavaleiro de Aço é bastante rígida e técnica. O curso habilita o policial a trabalhar no Getam, tornando-o um especialista na abordagem com motocicletas, proporcionando mais segurança para a atividade policial e para a população. O próximo curso está previsto para o segundo semestre.

 

   



Centro de Treinamento

O Governo também inaugurou o Centro de Treinamento Cavaleiro de Aço Soldado PM Alisson Santos Bonfim. Foram realizadas melhorias no espaço da sede do Getam, com modificação na estrutura do pátio interno do local, que, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, foi asfaltado. Sendo assim, os treinamentos de rua, que antes eram executados no bairro Porto Dantas e no Conjunto João Alves, serão realizados no local, proporcionando economia de tempo, melhor observação das táticas utilizadas pelos profissionais e maior celeridade na realização do curso.

O espaço homenageia o soldado PM Alisson Santos Bonfim, que morreu em 2015, aos 32 anos, durante perseguição a suspeitos, deixando esposa e dois filhos. A tragédia causou comoção entre os colegas da Polícia Militar e também de outros órgãos que possuem unidades com motos, como Samu, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Energisa, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. O acidente de Alisson aconteceu na Avenida Visconde de Maracaju, no Santos Dumont (zona norte da capital), quase em frente à 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM). 

Getam










O Getam é um policiamento especializado da Polícia Militar, criado em 2009, sendo uma das unidades especializadas mais completas da Polícia Militar, ao todo são 87 policiais, sendo 55 aptos a estarem nas ruas. O objetivo da unidade é combater, sobretudo, os crimes realizados por motociclistas. Com duas rodas, a resposta se torna mais rápida no trânsito caótico das grandes cidades. O Getam é subordinado operacionalmente ao Comando de Policiamento Militar Especializado (CPME) e possui convênio de gestão com o Detran, viabilizando seu funcionamento pleno e dando garantia à execução de sua missão.

Além do policiamento preventivo, o Getam também atua na fiscalização de trânsito, escolta de autoridades e colabora para o enfrentamento à criminalidade, especialmente no combate ao tráfico de drogas e tirando armas de fogo das ruas. Atualmente, o grupamento opera em todo o estado de Sergipe, mas seu emprego maciço é na Grande Aracaju, dando ênfase aos grandes corredores de trânsito, locais de difícil acesso e centro da cidade.

 

Fotos: Paulo Alexandre








Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA