Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 24 de novembro de 2020

BAHIA: Depois de trabalhar de gari, candidato se elege prefeito do mesmo município

Conheça história de superação de Roberto Venâncio que não conheceu seus pais biológicos


A história de vida e de superação do candidato a prefeito eleito de Tapiramutá-BA pelo PCdoB, Roberto Venâncio dos Santos, é digna de um filme. Ele saiu de gari a prefeito do município tendo sido eleito no último 15 de novembro com 4.533 votos.

Esta reportagem começa contando a trajetória de vida e sofrimento de Roberto que não conheceu seus pais biológicos. A reportagem está no Blog do Adenilton Pereira.

De acordo com o blog, Roberto foi achado literalmente no lixo pelas mãos caridosas de Dona Nair Venâncio que o criou, mas só até os dois anos. Dona Nair era portadora de diabetes e teve que ser hospitalizada em Salvador, onde faleceu. Roberto passou a ser criado pela irmã de Nair, até os 18 anos, quando ela também faleceu.

Depois de ter perdido as duas mães de criação Roberto ‘ficou entregue à própria sorte’, dormiu no chão, comeu banana verde. Sem pai, nem mãe biológica ou adotiva, sem qualquer parente, sua trajetória estava aberta para qualquer iniciativa.

Buscando o caminho da difícil superação, Roberto saiu de Volta Grande, comunidade rural de Tapiramutá, depois da morte da segunda mãe de criação, para enfrentar os obstáculos sem ter em quem se apoiar, apenas na força da sua determinação obstinada, a sua razão de viver.

Até o ano de 2003 ele foi gari em Tapiramutá, depois rumou para o Estado de Goiás para trabalhar como cortador de cana e depois trabalhou na colheita do café em Minas Gerais. Retornou para Tapiramutá onde conseguiu ser admitido como agente arrecadador no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde construiu tantas pontes, fez tantos companheiros, que em 2010 se elegeu Presidente do STR.

Em 2012 foi eleito vereador do município com 267 votos. Em 2016 se candidatou ao cargo de prefeito, mas acabou derrotado. Seguiu trabalhando pelas comunidades e principalmente pelo homem do campo e em 2020 foi eleito prefeito com 54,52% dos votos válidos.
Sempre filiado ao PCdoB, partido que escolheu pela sua história e dedicação à causa dos trabalhadores.

Roberto hoje com 41 anos, se formou Bacharel em História e está no sexto semestre de Direito. Casado com Cristina Santos, é pai de dois filhos: Henry Venâncio e Phyetro Venâncio.

 

Por Fram Marques, Jornalista DRT 2308/MTB-SE

FONTE: Adenilton Pereira / CALILA NOTÍCIAS / Foto: reprodução Imprensa do Interior


Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA