Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

BAHIA: Juceb registra abertura de quase 7 mil empresas na Bahia mesmo com pandemia

  Foto: Reprodução


Por: Yuri Abreu


Mesmo com a pandemia de covid-19 assolando os diversos setores da economia, 6.783 empresas abriram as portas entre os meses de abril a julho deste ano, de acordo dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). Ainda de acordo com o órgão, em comparação ao mesmo período de 2019, houve uma queda de 31% no número de fechamentos de organizações: 5.169 este ano contra 7.496 no ano passado.

Com relação à abertura de empresas, a maior parte delas, nesses quatro meses, foi relacionada ao setor de comércio: 2.818, seguida das dos segmentos de saúde humana e serviços sociais, com 654 organizações registradas na Junta, e atividades profissionais científicas e técnicas, com 503. Por outro lado, quanto aos fechamentos, o comércio também liderou as estatísticas entre abril e julho, com a extinção de 2.712 negócios. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, apareceram os setores de alojamento e alimentação, com 344 fechamentos e as atividades administrativas e serviços complementares, com 319 extinções.

Por tipo jurídico, a maior parte das empresas formadas, entre abril e julho, foi do gênero Sociedade LTDA: 3.327. Em segundo lugar, aparece a do tipo empresário individual, com 1.817. Na terceira posição, vem às empresas do tipo Eireli, com 1.468 constituições. Já com relação aos fechamentos, as organizações do modelo empresário individual foram as que mais tiveram extinções, com 2.456, seguida das do tipo Sociedade LTDA, com 2.136 dissoluções.

Por município, os dados da Juceb indicam apenas a quantidade de constituições. Neste sentido, o primeiro lugar é ocupado pela Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 2.254 empresas formadas, nesse intervalo de quatro meses. Em seguida, vem a região do Paraguaçu, com 726 criações. Depois, na sequência, aparece a região Oeste do estado, com 506, entre abril e julho.

COMODIDADE

Para facilitar o procedimento, em junho, a Junta Comercial baiana adotou, como obrigatório em Salvador e Região Metropolitana (RMS), a utilização do processo 100% digital para o registro e arquivamento de atos empresariais de todas as naturezas jurídicas. Para a presidente do órgão, Andrea Mendonça, com a medida, o protocolo de processos físicos não é mais feita nos postos de atendimento da de Salvador, Lauro de Freitas e demais municípios da região.

Todos os serviços relativos ao registro e arquivamento de empresas na Bahia são feitos exclusivamente através do site: www.juceb.ba.gov.br. “Essa iniciativa garantiu mais comodidade e dinamismo, uma vez que os clientes não precisam mais se dirigir aos postos de atendimento para tais serviços. Através da plataforma digital da Juceb é possível fazer arquivamentos de atos, constituição de empresas com registro automático, entrega de livros contábeis no formato digital, emitir certidões web, fazer consultas e enviar dúvidas através da ferramenta Atende Juceb”, explicou a presidente da Junta Comercial baiana.

Tribuna da Bahia, Salvador

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA