Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 7 de julho de 2020

Em sessão virtual, doméstica aparece sem máscara em casa da presidente do TRT-BA

Em sessão virtual, doméstica aparece sem máscara em casa da presidente do TRT-BA
Foto: Reprodução

A presença de uma empregada doméstica, sem máscara, trabalhando na casa presidente do Regional do Trabalho da Bahia, desembargadora Dalila Nascimento Andrade, chamou a atenção de pessoas que acompanhavam a sessão virtual do TRT-BA desta terça-feira (7). A presença da funcionária contraria à recomendação emitida em março pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão orientou, em nota técnica, que “trabalhadoras e trabalhadores domésticos sejam dispensados do comparecimento ao local de trabalho, com remuneração assegurada, pelo período de isolamento ou quarentena de seus empregadores”.

O texto do MPT recomenda que a remuneração seja assegurada no período em que vigorarem as medidas de contenção da pandemia. Na Bahia as medidas de isolamento e restrição ainda são recomendadas. Além disso, é orientado que todos os empregadores forneçam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, para evitar a eventual contaminação dos trabalhadores que estão ativos neste momento. Durante a videoconferência do TRT-BA, a desembargadora Dalila Andrade cita justamente a importância de medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus (veja no vídeo). O Comitê Científico do Consórcio Nordeste chegou a classificar o estado da pandemia na Bahia como "crítico" (leia mais aqui).

Procurada pelo Bahia Notícias, a presidente do TRT-BA justificou, através de nota, que a empregada doméstica que trabalha em sua residência, que aparece no vídeo, "também está em isolamento social, gozou férias e folgas remuneradas no período de março a abril, teve, posteriormente, sua carga horária reduzida e, atualmente, trabalha apenas duas vezes por semana". A desembargadora também informou que a trabalhadora se desloca de casa para o trabalho "com transporte privado custeado pela magistrada", e que "a presidente adotou precauções em sua residência, como disponibilização de álcool em gel e orientações com relação à intensificação das medidas de higiene e distanciamento social".

Outro ponto destacado pela presidente do TRT-BA é que ela pertence ao grupo de risco para a Covid-19, e por esse motivo a magistrada tem trabalhado em home-office durante a pandemia e praticado o isolamento social. O texto ainda acrescenta que Dalila tem realizado exames para diagnóstico da Covid-19. 


Por Fram Marques, Jornalista DRT 2308 MTB-SE

FONTE: BAHIA NOTÍCIAS / Cláudia Cardozo / Jade Coelho

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA