Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Maioria dos brasileiros diz que boletins oficiais sobre coronavírus não são confiáveis

por Ailma Teixeira
Maioria dos brasileiros diz que boletins oficiais sobre coronavírus não são confiáveis
Ministro da Saúde na Câmara | Foto: Najara Araujo / Câmara dos Deputados
Enquanto o Brasil supera a marca de mais de 1 milhão de infectados e mais de 50 mil mortos pela Covid-19, a maioria dos brasileiros não confia nos números divulgados oficialmente pelos governos municipais, estaduais e federal. Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou que essa é a opinião de 66,1% das 2.166 pessoas entrevistadas. Outros 27,8% confiam nos dados oficiais e 6% não opinaram sobre a questão.

Esse questionário foi feito de segunda (15) a quinta-feira (18) passada, semanas após o Ministério da Saúde divulgar a intenção de mudar a metodologia dos dados para divulgar os óbitos ocorridos no dia e não mais registrados ao longo de 24 horas. Diante da repercussão negativa, o governo recuou, mas secretarias estaduais e um grupo de veículos de imprensa passaram a disponibilizar levantamentos independentes.
Imagem: Paraná Pesquisas

Além disso, autoridades da saúde e até do governo já admitiram a ocorrência de subnotificação, uma vez que a taxa de testagem no Brasil ainda é baixa.

Mesmo assim, a pesquisa mostrou que os brasileiros se dividem em relação à realidade dos dados. Enquanto 35,6% dos entrevistados dizem o que o número real de infectados é maior do que o divulgado, 35,7% dizem que ele é menor. No meio-termo, 23% das pessoas ouvidas disseram que os números são iguais. Outros 5,7% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Além disso, o instituto apurou a crença dos brasileiros sobre a existência da Covid-19. A grande maioria, 93,7%, acreditam que o coronavírus existe. Porém, 4% são negacionistas. Outros 2,4% também não sabem ou não opinaram sobre o assunto.

O Paraná Pesquisas realizou as entrevistas por telefone em 208 municípios do país, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. O grau de confiança é de 95%, já a margem de erro, de aproximadamente 2%.

BAHIA NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA