Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Reunião de Consórcio do Semiárido Nordeste II acontece em Pombal e discute investimentos para agricultura familiar


No evento também foi discutida a vinda de recursos voltados à melhoria da infraestrutura da região

ITAPICURU: Equipe técnica com representantes da ADM participa de reunião  do CISAN e SDR / Secretaria de Desenvolvimento Rural e Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste. "PARCERIAS FORTES" Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil. Juntos pela agricultura familiar.

Diversos prefeitos e autoridades políticas do Semiárido Nordeste II e da Bahia estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal (BA) para discutir políticas públicas de impulsionamento e promoção à agricultura familiar, em um seminário realizado pelo CISAN II – Consórcio Intermunicipal do território, em parceria com o Governo do Estado.

seminário discutiu agricultura familiar

Durante o evento, denominado “Parceria Mais Forte – Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil Juntos pela Agricultura Familiar”, foram feitas diversas explanações com estatísticas referentes à significância da atividade para a economia dos municípios da região e com metas para os próximos anos, além de discursos de lideranças políticas sobre a importância da união dos municípios para a conquista de pleitos que favoreçam o desenvolvimento econômico do território.
Presidenta do consórcio, Jailma Dantas (PT), que é prefeita de Banzaê informou que o pleito de manutenção de rodovias estaduais que cortam o território está bem encaminhado. “A questão da manutenção das BAs já está perto de assinar o contrato”. Além disso, ela disse que irá apresentar em nova reunião, que acontece no dia 07 de novembro na sua cidade, outras duas reivindicações – a entrega de máquinas para o consórcio e a criação do Selo de Inspeção Territorial (S.I.T.).
“Na verdade, o consórcio está sendo estruturado agora; então, a partir do momento que começamos a trabalhar, eu assumi como presidente, buscamos parcerias com a Secretaria de Infraestrutura, com a própria SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), com a de Agricultura … com todas secretarias do estado. Em relação à aquisição de novas máquinas, já deixei esse pleito com o governador para que se possa fazer isso e o consórcio possa operacionalizar. Já sobre o selo, nós vamos ter uma reunião no dia 07, para que essas políticas possam ser agregadas e definir o formato que vamos fazer junto ao S.I.M., então a coisa está andando muito bem”, disse a prefeita, ao Sertão em Pauta.
A deputada estadual Fátima Nunes (PT) também marcou presença no seminário e revelou que vai buscar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) maior destinação de recursos do Plano Plurianual (PPA) para a recuperação de vias no território e também para a Bahiater, superintendência baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Eu já vou levando anotado pra o relator (José Raimundo) aumentar o recurso. Eu também só vou votar o PPA se tiver verba suficiente para o Bahiater, então, quero um valor maior para a assistência técnica, para que eu possa dar o meu voto, pois em cada um que dou, eu lembro de vocês”, comentou a parlamentar estadual.
Josias Gomes, secretário de estado do Desenvolvimento Rural, e eleito deputado federal em 2018 (que inclusive, deve se licenciar para votar o Plano Plurianual 2020/2023) lembrou que essa pressão da qual Fátima Nunes falou, deve também ser feita em âmbito nacional: “Vocês prefeitos e vereadores que tem relações com os deputados podem dar uma ligada para eles e solicitar, que eles conversem conosco, para que possamos pegar uma parte para um fundo que possa resolver o problema das estradas vicinais, por exemplo”.
O prefeito de Ribeira do Amparo Germano Santana, também do PT, acredita que as reuniões do consórcio são fundamentais para a vinda de novos investimentos nos municípios da região. “Nosso município é rural e por isso, o investimento é direcionado a essas pessoas (agricultores familiares). O que nos falta é a participação do estado, onde ele possa fazer a sua parte, como o município venha a fazer a sua, com os técnicos junto à secretaria de agricultura da cidade conscientizando as pessoas, para convencê-las da importância da agricultura familiar”, disse o gestor.
Ao final do seminário, o secretário Josias Gomes entregou dois veículos que serão utilizados por associações de apicultura da região e recebeu um ofício de solicitação de toldos e barracas para a realização de uma feira de agricultura familiar na comunidade Queimada Grande, em Banzaê. Também estiveram presentes no evento, os prefeitos de Ribeira do Pombal (Ricardo Maia – PSD), Nova Soure (Cassinho -PSD), Santa Brígida (Gordo de Raimundo – PT) e Sítio do Quinto (Jair Santos – PSD).
Equipe técnica com representantes de Itapicuru participa de reunião com a Presidente do CISAN Jailma  e Secretário de Desenvolvimento Rural-SDR Josias Gomes.

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste. Juntos pela agricultura familiar.




Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA