Seguidores Vip

SEGUIDORES VIP

Gilvan Maq-Peças

Gilvan Maq-Peças
Tobias Barreto - Sergipe

TOCA DO ÍNDIO

TOCA DO ÍNDIO
DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

quinta-feira, 1 de março de 2018

Além de terminar em pizza, CPIs funcionam como cortina de fumaça

por Fernando Duarte
Além de terminar em pizza, CPIs funcionam como cortina de fumaça
Foto: Reprodução/ Junião
Um dia após a oposição ao governo da Bahia ameaçar criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as supostas irregularidades apontadas pela Operação Cartão Vermelho, o governador Rui Costa reagiu. Afirmou não ter objeção à criação da CPI, porém recomendou que a base aliada também discutisse a formação de colegiados para investigar as obras da prefeitura de Salvador, com destaque à reforma da Barra, citada nas delações do Grupo Odebrecht. 

Sem entrar no mérito de que Assembleia Legislativa não teria “poder” para investigar obras da prefeitura – já que a oposição ao prefeito ACM Neto na Câmara de Salvador é pífia em número e risível no desempenho -, Rui incorreu ao teatro típico da política: transformar situações sérias em um “circo”. Desde que o mundo é mundo, criar CPIs é apenas um instrumento dos atores políticos para fazer barulho, atiçar os ânimos contra aqueles que detêm o poder e, no máximo, apresentar um relatório de indicativos, que normalmente acaba engavetado por líderes dos poderes legislativos. Para oposicionistas, é um dos poucos momentos de protagonismo, especialmente quando há uma boa avaliação dos dirigentes – como é o caso de Rui e de ACM Neto. 

Na Assembleia, o grupo da minoria é até expressivo. Beira o mínimo para criar uma CPI. Ainda assim, não deve obter sucesso para instalar o colegiado. Vai esbarrar nos próprios membros, que não seguem a defesa do ideário esperado, e também no comando do presidente da Casa, Angelo Coronel, que tem noção exata do estrago que uma CPI poderia causar nas relações entre ele e o governador, quando o dirigente tenta alcançar um posto na chapa majoritária de 2018. Já investigar qualquer questão relacionada à prefeitura de Salvador seria, no mínimo, insensato por parte da base aliada. 

É mais fácil tentar articular para que a oposição no legislativo soteropolitano consiga alguma musculatura para causar barulho audível na imprensa. A cortina de fumaça proposta pela reação do governador e até mesmo pela oposição ao propor a CPI da Fonte Nova vai produzir um novo sabor para a culinária local: pizza defumada. Este texto integra o comentário desta quinta-feira (1º) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior FM, Clube FM e Irecê Líder FM.

BAHIA NOTÍCIAS
Postar um comentário

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

FRAM MARQUES

Minha foto

MINHA PÁGINA:

MEU GRUPO: 

MEU SITE:

SIMPLES ASSIM...

HOJE APRENDI QUE VIVER É SER LIVRE, QUE TER AMIGOS É NECESSÁRIO, APRENDI QUE O TEMPO CURA, QUE LUTAR É MANTER-SE VIVO, QUE DECEPÇÃO NÃO MATA, QUE HOJE É REFLEXO DO ONTEM, QUE VERDADEIROS AMIGOS PERMANECEM QUE A DOR FORTALECE, QUE A BELEZA NÃO ESTA NO QUE TEMOS, MAS SIM NO QUE SENTIMOS! , E QUE O SEGREDO DA VIDA É VIVER,

LUTE, SONHE, PERDOE, CONQUISTE CADA SEGUNDO, POIS,
NA VIDA NÃO HÁ RETORNOS:
SÓ RECORDAÇÃO.

SE ALGUM DIA ALGUÉM LHE DISSER QUE SEU TRABALHO NÃO É DE UM PROFISSIONAL, LEMBRE-SE:
AMADORES CONSTRUÍRAM A ARCA DE NOÉ E PROFISSIONAIS CONSTRUÍRAM O TITANIC.
PORTANTO, ANTES DE RECLAMAR, LEMBRE-SE, NÃO SOU PERFEITO, MAS PROCURO A PERFEIÇÃO.




FRAM MARQUES

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA