Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 17 de julho de 2017

15 anos do Penta: como era o mundo da tecnologia em 2002



Domingo, 30 de junho de 2002: há exatos 15 anos, Ronaldo superava o quase intransponível Oliver Kahn por duas vezes, o Brasil fazia 2 a 0 no escrete alemão e vencia a sua quinta final de Copa do Mundo. Após eliminatórias complicadas, o estrelado time comandado por Luís Felipe Scolari finalmente devolvia a confiança ao futebol brasileiro, que via a sua seleção no topo do mundo mais uma vez.

Mas o mundo em 2002 era bem diferente do mundo que temos hoje, especialmente se levamos esse comparativo para o âmbito da tecnologia. Você lembra qual era o celular da moda? E as formas mais avançadas de comunicação online? E como as pessoas consumiam música? Vamos relembrar agora 10 destaques do mundo tecnológico de 15 anos atrás.
1. Em 2002, você provavelmente programou o bom e velho rádio relógio para acordar cedo e acompanhar o embate entre Brasil e Alemanha, que, graças ao fuso horário (a Copa de 2002 foi sediada por Coreia do Sul e Japão), foi transmitida às 8h por aqui.
2. Você se reuniu com amigos e familiares ao redor de uma TV de tubo para ver a peleja. Os televisores com tela plana começaram a ser vendidos a partir do final dos anos 1990, demorando um pouco mais para emplacarem no Brasil.
3. Nada de WhatsApp: as conversas sobre o título do Brasil aconteceram no mIRC, uma das principais plataformas chat do início dos anos 2000.
 
Loading ad
4. Ou então no ICQ: o serviço da florzinha foi o primeiro mensageiro realmente icônico, com seus efeitos sonoros bem peculiares e que marcaram uma geração. O MSN Messenger ainda era bem pouco popular por aqui naquela época, enquanto o Skype só seria lançado em 2003.
5. O grande nome da época quando se falava em telefone celular era o Nokia 3310. Lançado em 2000, ele vinha com tela monocromática de resolução de 84x84 pixels e sem câmera, mas foi um sucesso comercial com 126 milhões de unidades vendidas (o sétimo mais vendido de todos os tempos).
6. A música-tema do Penta foi “Deixa a Vida Me Levar”, de Zeca Pagodinho. Para escutá-la, você provavelmente deve ter comprado um CD: a mídia física vivia o seu auge no Brasil e ainda era pouco ameaçada por formatos digitais (ao menos por aqui).
7. Se você não comprou o CD, provavelmente baixou o arquivo MP3. O formato começava a se estabelecer como o padrão para a música digital, mudando a indústria da música e influenciando seguidamente a forma como nós ouvimos música.
8. Quem baixou músicas em 2002 provavelmente fez isso no Kazaa, o grande nome dos anos 2000 quando se falava em baixar músicas. Spotify, Deezer e até mesmo o YouTube eram apenas um sonho distante naquela época.
9. Depois de ficar dezenas de minutos esperando até que um arquivo de 4,5 MB fosse totalmente baixado em seu computador, os amantes de música utilizaram o Winamp (com a skin clássica) para escutar vários sucessos.
10. Apesar de ter sido lançado em 2002, o iPod não era o reprodutor de mídia portátil mais comum da época. Mesmo que pouco popular, os Discman (tocadores de CDs portáteis) eram o que havia de melhor por aqui quando se falava em ouvir música digital por aí.
E foi assim que o Brasil recebeu e comemorou o pentacampeonato da Seleção. Deu saudades?
POR DOUGLAS CIRIACO | @dciriaco 
TECMUNDO

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA