Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Taxas cobradas pelo Detran/SE não possuem regulamentação por Lei


Por Will Rodriguez
As taxas cobradas pelo Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) nos últimos 12 anos não possuem regulamentação legal. Para corrigir essa inadequação, o governo encaminhou um projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) que define a execução de tributos na autarquia.
O PL foi encaminhado com a finalidade de reajustar os valores das taxas cobradas atualmente, mas no texto, o próprio Executivo reconhece que os tributos deveriam obedecer ao Código Tributário Nacional, o que não ocorre desde 2005, quando os valores passaram a ser fixados por meio de resolução do Conselho Deliberativo do Detran/SE.
Na sessão desta quinta-feira (11), o líder da oposição, Georgeo Passos, afirmou que mais de cem taxas cobradas pela instituição não possuem o amparo legal por não terem sidas criadas através de Lei.
“A criação de tributos só pode ocorrer através de Lei. Com isso, As pessoas que pagaram e estão pagando essas taxas do Detran podem entrar com uma ação judicial e pedir o ressarcimento”, disse o parlamentar.
 Ainda em seu discurso, o deputado demonstrou que, apesar da intenção de regularizar a situação, o Estado acabou criando um problema ainda maior com o PL.
“Se o Governo retirar o PL de votação, qualquer pessoa poderá ingressar com ação para reaver seu dinheiro, criando um imenso passivo para o Estado. Se colocar, a regularização só será válida a partir do próximo ano. Ou seja, terá que abrir mão de milhões em recursos que deverão ser arrecadados até o final do ano. É um órgão que arrecada cerca de R$ 120 milhões somente com taxas”, explicou Georgeo.
Procurado para comentar o assunto, o governo de Sergipe não se manifestou até a publicação desta notícia.
*Com informações da Assessoria Parlamentar
Notícias em Sergipe

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA