Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 29 de outubro de 2016

Renda irlandesa produzida em Maruim é destaque em feira nacional



Renda irlandesa produzida em Maruim é destaque em feira nacional

A renda irlandesa produzida no município de Maruim, a 30 Km de Aracaju, foi destaque na 1ª Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo/SP, de 20 a 23 de outubro. A feira reuniu mais de 10 mil peças de artesanato de todo o país e atraiu mais de 20 mil visitantes.



A representante do município de Maruim foi a rendeira Adeny Vieira dos Santos, que integra o projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’ e a Associação de Renda Irlandesa, Arte e Talentos de Maruim (ARIATAM). Adeny Santos também integrou a comitiva do Sebrae Sergipe, a partir de um edital de seleção pública.
A coordenadora do CRAS de Maruim, Amanda Santana, não escondeu a satisfação de liderar um grupo de talentos, que buscam espaços constantemente. “Nossa principal meta foi alcançada que é a valorização do trabalho das nossas rendeiras e levar as peças produzidas pelas rendeiras maruinenses para venda em novos espaços de divulgação”, revelou
“O apoio da Prefeitura de Maruim e do Sebrae/SE foram fundamentais para a realização desta ação. As entidades ficaram responsáveis pela logística e estrutura para a participação da nossa representante nesta primeira edição da feira”, concluiu a coordenadora Amanda Santana.



O projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi lançado em maio de 2013. O projeto tem como objetivo potencializar os serviços de proteção social básica a fim de garantir a assistência às famílias em situação vulnerável, propiciando o resgate cultural da renda irlandesa no município.

A renda irlandesa do município de Maruim integra o ‘Catálogo de produtos da renda irlandesa em Sergipe’, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em parceria com o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Museu Histórico de Sergipe e associações de rendeiras.


No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 300 mil artesãos, que são responsáveis por movimentar a atividade econômica em quase 80% dos municípios brasileiros. 




         Keizer Santos
     Jornalista DRT/SE 2099
Assessor de Comunicação Social



Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA