Gilvan Maq-Peças

Gilvan Maq-Peças
Tobias Barreto - Sergipe

TOCA DO ÍNDIO

TOCA DO ÍNDIO
DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

sábado, 23 de abril de 2016

RIBEIRA DO AMPARO: Festa de Santa Cruz promete ficar na história de Barrocas

                Manifestações Culturais Tradicionais

                        FESTA DE SANTA CRUZ






















Maio
Mês de devoção e fé


O mês de maio é marcado por diversas homenagens e rituais devocionais. O Dia de Santa Cruz é celebrado nos quatro cantos do Estado. Confira os detalhes desta comemoração. 


03 de maio: Dia de Santa Cruz 
Protetora contra todos os males dos animais domésticos e malfazejos em propriedades particulares, principalmente nas áreas rurais. Esta é a razão da crença e devoção à Santa Cruz.


O Dia de Santa Cruz é uma tradição portuguesa. A festa principal acontece em 03 de maio – dia em que Santa Helena apresentou a Dioclesiano a cruz em que Jesus Cristo foi crucificado. Santa Helena, mãe de Constantino, havia mandado descobrir o paradeiro da cruz.

No século 18, nas cidades históricas, era comum colocar cruzes em pontes e nos cruzeiros, sempre erguidos no ponto mais alto da cidade. Normalmente, o cruzeiro era decorado com os martírios de Cristo. Este costume partiu de uma solicitação das senhoras da época, ao Bispo de MarianaDom Frei Manoel da Cruz, já que tinham fé e acreditavam que as cruzes espantavam os maus espíritos e assombrações, que teimavam insuflar brigas e confusões nas áreas de garimpo.

Ainda hoje, no dia 03 de maio, comemora-se o Dia de Santa Cruz, principalmente nas áreas rurais e também em algumas áreas urbanas menores. Existem em Minas vários costumes e tradições em torno desse devocional, que se fazem presentes de várias maneiras:

Em uma delas, os fiéis rezam o Ofício de Santa Cruz. Fazem fogueira e soltam foguetes, pois Santa Cruz os defende contra os perigos das doenças, conflitos familiares e malfeitores. Os fiéis colam o Ofício de Santa Cruz atrás das portas de entrada de suas casas;

Outro costume são os enfeites que ornamentam as cruzes de todos os devotos de Santa Cruz. Eles são feitos com papel crepom, papel de seda e flores. Estas cruzes ficam nas portas das casas, nas porteiras, currais, galinheiros, na beira das estradas, nas pontes e pontos mais altos da cidade, como é o caso dos cruzeiros.

Outra celebração é a reza da ladainha de Santa Cruz, uma tradição na família Horta e Diniz. Todo ano, os fiéis que seguem esta tradição usam no ritual mil grãos de milho, passando-os um a um, de mão em mão, ao redor de uma grande mesa, dizendo: “Jesus, Maria e José, minha alma Vossas é”. O rito começa e termina com o anfitrião que se posiciona em uma das extremidades da mesa. Os fiéis rezam a ladainha, cujos dizeres, à moda mineira, são:

"Arreda e afasta satanás,
porque essas almas não são suas.
No dia de Santa Cruz,
direi mil vezes Jesus."


Ao final da ladainha os fiéis fazem orações que podem variar conforme a tradição de cada família. Na tradição da família Horta e Diniz, depois do ritual é servido um pequeno lanche, que tem como bebidas principais o café e o chá de capim-cidreira.


Em Ouro Preto, a festa de Santa Cruz é realizada no período de 1º a 03 de maio. É a famosa Festa do Amendoim, realizada na Ponte dos Suspiros. A Festa conta com barraquinhas, fogueira, retretas e levantamento de mastro. Os fiéis soltam fogos e aproveitam a ocasião para praticar o bucólico footing. Estas características também marcam a Festa de Santa Cruz nas cidades de Sabará,Serro e no Distrito de Camargos, em Mariana.
 

Outra curiosa tradição é mantida na região rural de Formiga, no cetro-oeste mineiro. Os fiéis se reúnem na casa de um determinado devoto e organizam um cortejo até o pé do Cruzeiro. Ali, rezam o terço e, individualmente, alguns devotos rezam e pagam promessas que fizeram pela recuperação de um parente ou amigo. Cada um leva consigo uma pequena coroa de flores feitas de papel crepom colorido e um pequeno cesto de doces, enfeitado com franjas de papel de seda. A coroa é colocada sobre a cabeça de quem recebe a graça e os doces lhe são ofertados. No ano seguinte, a pessoa que recebeu a graça realiza o mesmo ritual para com outro parente ou amigo que esteja necessitando obter graça. Após esse ritual, o grupo retorna à casa de onde saiu o cortejo e, então, é servido um café regado a quitandas, doces, caldos e outras delícias mineiras.


Reza de Santa Cruz


“Deus Todo Poderoso, que sofreste a morte na madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós, Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim. Santa Cruz de Jesus Cristo sede a minha esperança. Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim a arma cortante. Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo o bem. Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação. Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes temporais e corporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, vos adoro para sempre. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que o espírito maligno e infalível se afaste de mim. Conduzi-me, Jesus, à vida eterna. Amém, por todos e em todos os séculos dos séculos. Amém.”



Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

FRAM MARQUES

Minha foto

MINHA PÁGINA:

MEU GRUPO: 

MEU SITE:

SIMPLES ASSIM...

HOJE APRENDI QUE VIVER É SER LIVRE, QUE TER AMIGOS É NECESSÁRIO, APRENDI QUE O TEMPO CURA, QUE LUTAR É MANTER-SE VIVO, QUE DECEPÇÃO NÃO MATA, QUE HOJE É REFLEXO DO ONTEM, QUE VERDADEIROS AMIGOS PERMANECEM QUE A DOR FORTALECE, QUE A BELEZA NÃO ESTA NO QUE TEMOS, MAS SIM NO QUE SENTIMOS! , E QUE O SEGREDO DA VIDA É VIVER,

LUTE, SONHE, PERDOE, CONQUISTE CADA SEGUNDO, POIS,
NA VIDA NÃO HÁ RETORNOS:
SÓ RECORDAÇÃO.

SE ALGUM DIA ALGUÉM LHE DISSER QUE SEU TRABALHO NÃO É DE UM PROFISSIONAL, LEMBRE-SE:
AMADORES CONSTRUÍRAM A ARCA DE NOÉ E PROFISSIONAIS CONSTRUÍRAM O TITANIC.
PORTANTO, ANTES DE RECLAMAR, LEMBRE-SE, NÃO SOU PERFEITO, MAS PROCURO A PERFEIÇÃO.




FRAM MARQUES

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA