Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Programa de Estágio da Votorantim Cimentos é oportunidade para futuros profissionais em Laranjeiras (SE)

Programa de Estágio da Votorantim Cimentos é oportunidade para futuros profissionais em Laranjeiras (SE)
Iniciativa beneficia alunos da graduação em Administração, Engenharia de Produção, Eletrotécnica e Engenharia Ambiental, além dos cursos técnicos em Mecânica
e Segurança do Trabalho



O Programa de Estágio da fábrica da Votorantim Cimentos em Laranjeiras (SE) é uma oportunidade para o processo de formação de estudantes universitários da Região Metropolitana de Aracaju. Proporciona a vivência dos conteúdos trabalhados em sala de aula, na rotina de uma grande indústria. Também representa um diferencial importante no currículo dos futuros profissionais.

“O programa visa à formação de profissionais alinhados com nosso norte, crenças e cultura”, afirma o gerente da fábrica, Danilo Valadares. Atualmente, são beneficiados 17 alunos da graduação em Administração, Engenharia de Produção, Eletrotécnica e Engenharia Ambiental e dos cursos técnicos em Mecânica e Segurança do Trabalho. A idade média é de 21 a 25 anos. “Na nossa unidade, eles atuam nas áreas de Gente & Gestão, Produção, Mineração, Segurança, Qualidade, Planejamento e Controle da Manutenção, Elétrica, Mecânica e Meio Ambiente”, acrescenta o gerente.

A responsável pelo programa, a analista de Gente & Gestão Ana Flávia Correia, destaca a importância da parceria com as instituições de ensino para a execução e sucesso da iniciativa. “Fazemos palestras em universidade para divulgação e parcerias que facilitam a aproximação com os estudantes. As universidades e cursos técnicos veem na Votorantim Cimentos uma marca estratégica para agregar conhecimento e expertise no processo de desenvolvimento dos estudantes”, explica.

Os beneficiados pelo programa comemoram. “Estar na Votorantim Cimentos enriquece muito a carreira. Passamos pelas atividades mais simples até as de maior complexidade”, afirma Jéssica dos Santos de Araujo, estudante do décimo período de Engenharia de Produção. Jéssica tem 24 anos e integra o programa desde setembro de 2014. “Atuo com a gestão de indicadores, gerenciamento de rotinas, padronização, qualidade e acompanhamento de sistemas. Vivencio na prática um mundo que vai muito além do que a universidade pode proporcionar”, detalha.

Anny Carolyne Ferreira, de 28 anos, está na segunda graduação. A primeira foi em Biologia. Atualmente, cursa o quarto período de Saneamento Ambiental. “Sempre tive muita vontade de atuar na área de gestão ambiental e a Votorantim Cimentos representa essa chance. Posso ver como acontece, na prática, tudo aquilo que aprendo na teoria, com os professores e os livros. Isso é viver, de fato, a profissão que você escolhe”, diz a estudante. “Essa bagagem nos dá muito mais segurança para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, sustenta.

Critérios
O programa funciona de forma bastante estruturada e com critérios de avaliação bem definidos. Para a análise do desempenho, uma das estratégias é que cada estagiário elabore, implante e execute um projeto específico, chamado de “aplicativo”, que deve gerar resultado para a empresa, seja como redução de custo, sustentabilidade, segurança do trabalho, qualidade de produtos, melhoria de processos ou otimização do atendimento. Os indicadores de cada projeto são mensurados e avaliados quinzenalmente.

“É uma forma de desafiar a criatividade desses estudantes”, ressalta Ana Flávia Correia. Como resultado dessa metodologia, os futuros profissionais chegam ao mercado de trabalho, no final do curso, com um background em que se somam a teoria aprendida em sala de aula com a experiência das rotinas, processos e tecnologias de uma indústria complexa.  A área de Gente & Gestão acompanha formalmente os estagiários a cada quinze dias com reuniões sistemáticas que envolvem a avaliação das atividades realizadas, dinâmicas, textos para debate, trabalhos em grupo e apresentações dos projetos aplicados.

Sobre a fábrica de Laranjeiras
Localizada numa região de ativos ambientais e históricos importantes de Sergipe, a unidade da Votorantim Cimentos em Laranjeiras – na Região Metropolitana de Aracaju – é uma das maiores da empresa no país e a maior na região Nordeste. No ano em que o município comemora 183 anos de emancipação política, a fábrica completa 32 anos, conta com 360 funcionários diretos e capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas/ano de cimento Poty. A fábrica está localizada no Povoado Machado, ocupando cerca de 30 hectares situados numa fazenda com edificações construídas no século XVIII. A Votorantim Cimentos é uma parceira antiga de Sergipe e pioneira na produção de cimento no estado.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.


Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA