Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

EXCESSO DE ÁGUA: Itaipu escoa o equivalente a três Cataratas do Iguaçu devido a chuva

Seis das 14 comportas do vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, estão abertas para escoar o excesso de água, causado pelo grande volume de chuvas dos últimos dias na região Sul. No domingo (18), a vazão chegou a 4,5 milhões de litros de água por segundo – quantidade equivalente a três Cataratas do Iguaçu.

A paisagem encantou os turistas que passaram pela usina. O vertedouro foi aberto na noite de sexta-feira (16). Desde julho, quando o Paraná registrou uma das maiores cheias da história, a usina não vertia. A previsão inicial que era de o vertedouro ficar aberto até as 12h desta segunda-feira (19) foi prorrogada para as 18h.
Previsão é de que, após três dias aberto, vertedouro de Itaipu volte a ser fechado por volta das 12h desta segunda-feira (19) (Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)Previsão é de que, após três dias aberto, vertedouro de Itaipu volte a ser fechado por volta das 18h desta segunda-feira (19) (Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)
O vertimento ocorre em função do excesso de chuvas localizadas no Paraná, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi. Os rios também alimentam o reservatório de Itaipu. A causa para o excesso de chuvas é o fenômeno meteorológico El Niño, de acordo com a Itaipu.
A binacional é responsável por cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai.
Hidrelétrica de Itaipu escoa pelo vertedouro o excedente de água do reservatório em função do grande volume de chuvas em rios do Paraná (Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)Hidrelétrica de Itaipu escoa pelo vertedouro o excedente de água do reservatório em função do grande volume de chuvas em rios do Paraná (Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)
Na manhã deste sábado (17), passarão 2.642 metros cúbicos de água por segundo pelo vertedouro (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)Na manhã de sábado (17), passaram 2,6 milhões de litros de água por segundo pelo vertedouro (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)
  •  
Itaipu está escoando duas Cataratas do Iguaçu por segundo, segundo a hisdrelétrica (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.)Vertedouro foi aberto na sexta-feira (16) (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA