Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Conheça 15 astros do Mundial: Confira a lista com os principais personagens e suas características dentro e fora da ginástica

Os astros da ginástica artística ajustam os últimos detalhes para entrarem em cena no Mundial de Glasgow, entre 23 de outubro e 1º de novembro. Em disputa estão as primeiras vagas olímpicas da modalidade, por isso nenhuma equipe poupou forças. Consagrados campeões retornam aos holofotes de olho nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e medem forças com ginastas em ascensão. O GloboEsporte.com preparou uma lista de 15 estrelas internacionais que prometem brilhar na Hydro Arena.
O REI
Kohei Uchimura (Japão)
Máquina, robô, extraterrestre. São muitos os apelidos que os adversários dão a Kohei Uchimura. A perfeição do japonês em todos os seis aparelhos masculinos impressiona, um talento quase além do humano, difícil de explicar, mas fácil de reverenciar. Conhecido como King Kohei, o ginasta de 26 anos faz jus à alcunha, com os últimos cinco títulos mundiais no individual geral e o ouro olímpico de Londres 2012 na prova. Apesar de introvertido e tímido, é uma celebridade em seu país. Filho de ginastas, ele foi lapidado desde os três anos de idade, seguindo os ensinamentos do pai na garagem da casa da família. O volume de treino e a força mental são seus pontos fortes para se tornar imbatível. Este ano, porém, uma lesão no ombro o tirou do cenário internacional e colocou em xeque seu reinado. Será que King Kohei mantém sua coroa em Glasgow?
Kohei Uchimura é estrela do Mundial de ginástica (Foto: Getty Images)King Kohei busca o hexa do individual geral no Mundial de Glasgow (Foto: Getty Images)

A MENINA DE OURO
Simone Biles (Estados Unidos)
Entre as mulheres, Simone Biles desponta como a maior estrela da competição. Com 18 anos e apenas 1,45m de altura, a baixinha é o fenômeno da ginástica artística e já trilha um caminho dourado para entrar para o rol de lendas da modalidade. Desde sua estreia na categoria adulta, em 2013, foram dois Mundiais e nove medalhas, sendo seis de ouro. Bicampeã do individual geral, a carismática ginasta é uma típica adolescente americana. Adora fazer compras e está sempre conectada à Internet, postando selfies e fotos do seu dia-a-dia de treinos, em praias, com a irmã Adria, ou mesmo declarando amor ao ator Zac Efron, ídolo entre as jovens americanas. Quando entra em ação, porém, a menina de ouro vira gigante, com movimentos de extrema dificuldade e excelente precisão.
Simone Biles Mundial ginástica final invidual geral (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Simone Biles é o fenômeno da ginástica artística feminina e coleciona ouros (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)


O SR. PIRUETA
Kenzo Shirai (Japão)
Mais um japonês que é favorito ao topo do pódio é Kenzo Shirai. O simpático garoto de 19 anos foi apontado como fenômeno ainda no Mundial de 2013, quando estreou com o ouro no solo graças a sua quádrupla pirueta, que combina dificuldade e execução acima da média. Ele ganhou o apelido de Sr. Pirueta, e no Japão é conhecido como o Príncipe das Piruetas. Depois de ficar com a prata no solo no ano passado, ele mudou sua série e tem tirado as maiores notas da temporada entre todos os aparelhos. Assim como Kohei Uchimura, seu ídolo, Kenzo nasceu em uma família de ginastas e cresceu em um ginásio.
Kenzo Shirai é estrela do Mundial de Glasgow (Foto: Getty Images)Kenzo Shirai ficou famoso por sua quádrupla pirueta (Foto: Getty Images)
A RAINHA RUSSA
Aliya Mustafina (Rússia)
A alcunha de Rainha da Rússia especialmente neste ano caiu bem para Aliya Mustafina. Considerada a mais talentosa ginasta da tradicional escola russa desde a lenda Larisa Latynina, ela mandou e desmandou na equipe às vésperas do Mundial. Por causa de dores nas costas, Mustafina tinha sido cortada do time de olho nas Olimpíadas de 2016. Com moral de quem tem 15 medalhas entre Olimpíadas e Mundiais, a ginasta de 21 anos, que tem fama de ter um temperamento difícil, "pediu" para competir e chegou a ser convocada. Só que a lesão não a permitiria competir em sua melhor forma, e mais uma vez a rainha foi tirada da equipe, mas não da delegação. Mustafina está em Glasgow como convidada da Rússia para incentivar a equipe.
Aliya mustafina, Mundial de Ginástica de Nanning, na China (Foto: Reuters)Lesionada, Aliya Mustafina vai ao Mundial como convidada para apoiar a equipe russa (Foto: Reuters)


O HOLANDÊS VOADOR
Epke Zonderland (Holanda)
O ginasta de 29 anos tem fama de galã, mas encanta mesmo é por suas exibições fantásticas na barra fixa, cheias de largadas e retomadas de alto grau de dificuldade. Campeão olímpico do aparelho, Epke Zonderland ganhou o apelido de Holandês Voador, em referência à lenda de um navio fantasma, citada em filmes como "Piratas do Caribe". Estudante de medicina, ele é celebridade em seu país e tem o título de cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau. É o favorito ao tri da barra fixa no Mundial de Glasgow.
Epke Zonderland mundial china (Foto: AFP)Galã, Epke Zonderland tenta voar mais uma vez na barra fixa para se tornar tricampeão mundial (Foto: AFP)


A PÉROLA NEGRA
Gabrielle Douglas (Estados Unidos)
Depois de dois anos longe da ginástica, Gabby voltou com força nas competições americanas e promete brigar para voltar ao topo do pódio. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a ginasta fez história ao se tornar a primeira negra campeã olímpica do individual geral, uma história que virou filme - "The Gabby Douglas Story" foi lançado em fevereiro do ano passado. A expectativa é grande pelo retorno da Pérola Negra a um Mundial.
Gabrielle Douglas londres 2012 olimpiadas (Foto: Reuters)Primeira negra campeã olímpica do individual geral, Gabby Douglas está de volta às competições (Foto: Reuters)

O BOA PRAÇA
Fabian Hambüchen (Alemanha)
Ginástica é coisa de família para o alemão de 27 anos e apenas 1,64m de altura. Desde pequeno ele é treinado pelo pai Wolfgang e é o principal nome da equipe alemã, com duas medalhas olímpicas no currículo - sempre na barra fixa - e outras nove em Mundiais. O baixinho faz o estilo boa praça e há quem o chame de Sr. Simpatia, porque sempre cumprimenta os adversários em competições. Com ele não tem tempo ruim, dentro ou fora do ginásio. Hambüchen já participou de dois reality shows alemães de celebridades, um de dança e um de saltos ornamentais.
Fábian Hambuechen Mundial de Ginástica Bélgica (Foto: Agência EFE)Fabian Hambüchen é o Sr. Simpatia da ginástica (Foto: Agência EFE)



O TÉCNICO INSANIDADE
Yin Alvarez (Estados Unidos)
Outra dupla de pai técnico e filho ginasta é formada por Yin Alvarez e Danell Leyva. Os dois nasceram em Cuba, mas buscaram oportunidades melhores nos Estados Unidos. Yin, que chegou a competir por Cuba quando ginasta, foi o primeiro a desertar. Ele acolheu a também ginasta cubana Maria Gonzalez junto com seu filho, o pequeno Danell. Guiado pelo padrasto, o ginasta levou o bronze do individual geral dos Jogos de Londres 2012 e mais quatro medalhas em Mundiais. Sempre que ele entra em ação, Yin rouba a cena, com uma torcida teatral, com direito a gritos e pulos. O show à parte deu fama ao treinador, que se autodenominou Técnico Insanidade. O bordão "yeessooo!" dá o tom quando Yin está no ginásio.
Yin Alavrez e Danell Leyva no Mundial de 2104 (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Yin Alavrez faz uma cena quase teatral quando Danell Leyva se apresenta (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A BAILARINA RUSSA
Viktoria Komova (Rússia)
A ginasta de 20 anos é mais uma que cresceu em uma família de ginastas e herdou o melhor da escola russa, com movimentos cheios de graciosidade e artisticidade. Atual vice-campeã olímpica do individual geral, Komova sofreu com lesões nos primeiros anos deste ciclo olímpico, mas recuperou a boa forma para liderar o time russo, desfalcado de Aliya Mustafina. Carismática, ela vai tentar cativar a torcida em Glasgow.
Viktoria Komova nas Olimpíadas de 2012  (Foto: Getty Images)Vice-campeã olímpica, Viktoria Komova está de volta para liderar a Rússia (Foto: Getty Images)
O DONO DA CASA
Max Whitlock (Grã-Bretanha)
Os anfitriões também estão representados entre as estrelas do Mundial. Daniel Purvis é o único escocês do time da Grã-Bretanha, mas o queridinho dos donos da casa é Max Whitlock. Atual vice-campeão mundial do individual geral, o ginasta de 22 anos sofreu no início do ano com uma mononucleose infecciosa, uma infecção viral, mas se recuperou em tempo de ser uma esparança de medalha para os anfitriões.
Max Whitlock (Foto: Getty Images)Forte no cavalo com alças, Max Whitlock é esperança de medalha dos anfitriões britânicos (Foto: Getty Images)

A MUSA ROMENA
Larisa Iordache (Romênia)
Desde pequena, a ginasta de 19 anos é comparada a Nadia Comaneci, lenda romena dos anos 70. O talento de Larisa justifica a comparação. Atual vice-campeã do individual geral, ela é apontada como uma forte candidata a quebrar a hegemonia americana dos últimos anos na prova. A ginasta também chama a atenção por sua beleza. Ela foi eleita a Miss do Campeonato Europeu de 2014.
Larisa Iordache, Mundial de Ginástica de Nanning, na China (Foto: AP)Comparada a Comaneci, Larisa Iordache foi eleita Missa do Campeonato Europeu de 2014 (Foto: AP)

O HOMEM DE GELO
Denis Ablyazin (Rússia)
Atual campeão mundial do solo, o russo de 23 anos e apenas 1,61m de altura aparece mais uma vez como favorito ao pódio do aparelho. Quando criança, Ablyazin tinha o sonho de ser jogador de hóquei no gelo, ele chegou a praticar ciclismo e futebol antes de se encontrar na ginástica. O gelo do hóquei se reflete um pouco na personalidade do ginasta. Ablyazin não é de conversar muito, nem mesmo em russo. Se está competindo, pede para que a família não vá ao ginásio - a mãe Liubov ainda assim por vezes vai à arquibancada às escondidas.
Denis Abliazin, Mundial de Ginastica em Nanning (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)Denis Ablyazin é frio e concentrado (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)

A JUDIA DE RAIZ
Alexandra Raisman (Estados Unidos)
Mais um aguardado retorno do Mundial de Glasgow é o de Aly Raisman. A ginasta homenageou suas raízes judias em sua série do solo dos Jogos de Londres de 2012 com a música "Hava Nagila", uma canção folclórica de celebração. O resultado foi o ouro olímpico. Ela se afastou da ginástica depois da conquista e mergulhou no mundo das celebridades, participando de um reality show americano de dança. Chegou a posar nua para um ensaio fotográfico depois de retornar ao ginásio. Aos 21 anos, é novamente favorita ao pódio no solo.
alexandra raisman londres 2012 olimpadas (Foto: Reuters)Aly Raisman foi campeã olímpica do solo ao som de "Hava Nagila" (Foto: Reuters)


O DESAFIANTE
Oleg Verniaiev (Ucrânia)
Atual campeão mundial das barras paralelas, o ginasta de 22 anos resgatou a escola ucraniana de ginástica masculina. Depois do Mundial de Nanning, Verniaiev cresceu na prova de individual geral e não perdeu mais, apesar de não ser muito consistente nas finais. O ucraniano é visto como o desafiante de Kohei Uchimura, que tenta o sexto título mundial seguido de ginasta mais completo do mundo.
Oleg Verniaiev nos Jogs Europeus de Baku (Foto: Getty Images)Campeão mundial das paralelas, Oleg Verniaiev é candidato ao título no individual geral (Foto: Getty Images)


A FERA CHINESA
Shang Chunsong (China)
A ginasta de 19 anos é apontada como a mais completa da forte equipe chinesa para o Mundial de Glasgow e está entre a favoritas ao título da trave. Com apenas 35kg e 1,40m de altura, Chunsong parece frágil, muito esguia, mas é uma fera. Ela esteve na Copa do Mundo de São Paulo e bateu a brasileira Flávia Saraiva com uma apresentação quase impecável na trave. Depois de falhar nas disputas individuais do Mundial do ano passado, Chunsong tenta a redenção em Glasgow para ajudar sua família. Seu irmão, Shang Lei tem deficiência visual. A ginasta já lhe comprou uma casa, mas o que Lei queria mesmo era que a irmã sorrisse mais.
Shang Chunsong na Copa do Mundo de SP (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Favorita na trave, Chunsong ajuda o irmão deficiente visual com o que ganha na ginástica (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA