Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

AÇÃO CONJUNTA: Operação da PRF apreende 163 veículos roubados e adulterados

Operação da PRF apreende 163 veículos roubados e adulterados
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polinter/PCPI e Ministério Público Estadual da Bahia, realizou a Operação Hircus II de combate ao roubo, furto, adulteração e outras fraudes e ilícitos relacionadas aos veículos. A ação atingiu municípios do oeste da Bahia e da região centro-sul do Estado do Piauí durante o período de 12 a 20 de dezembro deste ano. Um levantamento da própria PRF constatou a presença de diversos veículos com placas de outras unidades da federação, circulando no local da operação. Em trabalho reservado, ficou constatado que, para algumas placas, constava restrição para roubo ou furto.
Usando caminhos secundários (cabriteiras) para chegar às cidades do interior do estado da Bahia e o Piauí, os veículos eram comercializados em estabelecimentos, feiras livres e por "atravessadores" do produto ilícito por valores que variavam de 10 a 20 % do seu valor de mercado. Um fato que chamou a atenção dos policiais foi de que, em parte, os comerciantes não se preocupavam em adulterar os veículos, comercializando os carros já sem placas ou ainda portando as placas originais do veículo roubado/furtado. Em oito dias de trabalho foram percorridos mais de trinta municípios nas duas cidades. Ao final, 163 veículos foram identificados com registro de roubo/furto ou adulterados os sinais de identificação.
Segundo a investigação, o estado de São Paulo e o Distrito Federal são as principais origens dos veículos roubados e recuperados na operação. Do total de veículos apreendidos, 99 veículos entre carros e motos tinham ocorrência de roubo ou furto e 64 de adulteração. Ressalte-se que a alteração deliberada dos dados que identificam os veículos automotores representa artifício da ação criminosa para esconder a origem ilícita, assim os veículos adulterados quase sempre são objeto de roubo ou furto.
Fruto de extravio de formulários nas circunscrições regionais de trânsito – Ciretrans e reaproveitamento de documentos já fora de validade, 81 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV (documento de porte obrigatório) suspeitos de serem falsos ou adulterados também foram detectados durante as ações.
Ao final da operação, 148 pessoas que estavam de posse dos veículos roubados e/ou adulterados foram encaminhados à Polícia Civil e poderão responder por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores. Os veículos deverão ser removidos para Salvador/BA e Teresina/PI. Nas capitais serão submetidos a procedimento pericial. Depois disso deverão ser devolvidos aos proprietários.

TEIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA