Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 11 de julho de 2013

SEIS MESES: 1ª avaliação da gestão João Alves Filho



João Alves Filho (DEM) já é prefeito de Aracaju há pouco mais de seis meses. Seis meses e alguns dias.
NE Notícias faz aqui sua primeira avaliação da gestão do prefeito. Há cada seis meses, NEavaliará a administração do democrata.
Política
Melhor do que no seu último mandato como governador do Estado, João Alves dialoga com a União, já tendo conversado com a presidente Dilma Rousseff, levado pelo governador Marcelo Déda (PT). Como governador, foi diferente: brigou com o então presidente Lula, sem precisar fazê-lo. Foi gigante na luta contra a transposição do rio São Francisco, mas podia ter feito tudo, menos brigar com Lula, que lhe bateu sem dó.
Começou bem sua relação com o governo do Estado, mas tem experimentado enfrentamentos por causa da interdição da avenida Beira Mar. O PT, adversário histórico, avalia ter em João Alves um trunfo para tentar evitar a chegada do senador Eduardo Amorim ao comando político-administrativo do Estado. Mesmo assim, petistas têm perdido a régua e o compasso, e antecipam disputas que podem nem existir. O plano mesmo dos petistas é deixar a briga para a partir do mês de abril de 2014, quando pretendem passar a navalha na história de quem esperam que seja ex-prefeito.
Com aliados, João já começou a enfrentar problemas, que podem se agravar. Reclamam da falta de espaços. A prefeitura vai continuar sem espaços para a maioria. Vai continuar sofrendo críticas de quem precisou de de quem não precisava para voltar ao poder.
Seis meses de gestão

NE Notícias vai analisar apenas os primeiros seis meses de algumas secretarias, as que mais apareceram, positiva ou negativamente.
Saúde
Como bem disse o prefeito semana passada, a Saúde é a área em que ele tem apanhado mais e, pelo visto, vai continuar apanhando.
Sem realizar exames médicos e cirurgias (quase todos ou todos, não há dados precisos), João Alves primeiro conseguiu aprovar lei que lhe permite contratar Organizações Sociais. O Ministério Público recorreu à Justiça que, em primeira instância, barrou suas pretensões. Mas ninguém duvide: aproveitando brechas da legislação, o prefeito vai avançar na contratação de OSs. Por isso, ele disse que haveria "melhora plena" em julho e, agora, pede mais três meses para executar seus planos.
João Alves pegou uma Saúde aos frangalhos, praticamente inadministrável, com médicos contratados "de boca", sem vínculo e sem compromissos com a prefeitura. Contratados sem papé, mantêm-se afastados de qualquer compromisso com o serviço público.
Do jeito que está, continuam penando pacientes da capital, da Grande Aracaju e do interior. Por praticamente não dar atenção básica, o município é um dos principais responsáveis pela superlotação do HUSE - Hospital de Urgência de Sergipe.
Comunicação
A secretaria vai muito bem, obrigado. O prefeito tem em Carlos Batalha um de seus principais secretários.
Fazenda
Nilson Lima perdeu muito tempo falando sobre a administração passada.
Defesa Social
A Defesa Social e a Comunicação têm os dois melhores secretários, respectivamente, Georlize Teles Carlos Batalha.
Na Defesa Social, destacam-se a capacidade de diálogo da secretária e a escolha de sua equipe, cujos auxiliares dietos são: Coronel Enilson (Guarda Municipal) e Nelson Felipe (SMTT.
Prefeito e secretária deram cara à Guarda, torna-a mais presente, oportuna e importantíssima.
Na SMTT, grandes problemas. É preciso apertar mais a VCA. o fechamento de terminais por parte de rodoviários não tem ocorrido por culpa da categoria, mas da categoria e do sistema, que está sucateado.
Infraestrura
A secrertaria, que mais parece comandada pela Emurb, pode deslanchar a partir de agora como o programa 'Rodando Macio'.
Luiz Durval é quadro qualificado, mas só tem podido fazer remendos. A culpa nao é dele.
Cultura
O secretário Nitinho Vitale tem aparecido bem, mas depende que a administração tenha dinheiro e tempo para deslanchar.

Um comentário:

Vip's do Orkut disse...

Essa avaliação, vindo de Gilmar Traíra Carvalho, é tendenciosa ao extremo. Só faltou ele elogiar tudo de João Alves.

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA