Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

domingo, 28 de abril de 2013

Consumidor vai poder desistir de compra na web em até 7 dias



Preços mais baixos oferecidos na Internet atraíram Winnie Costa
As empresas que comercializam produtos pela internet serão obrigadas a seguir novas regras no próximo mês, informando claramente as restrições à oferta nos sites de compras coletivas, expondo os riscos à saúde e segurança dos produtos e garantindo o direito de arrependimento da compra em até sete dias após a entrega. No próximo dia 15, entra em vigor o Decreto Presidencial Nº 7.962 que amplia direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e combate as pegadinhas virtuais que já dispararam o número de reclamações registradas nos Procons da Paraíba.
No primeiro trimestre deste ano, as queixas dos consumidores já cresceram 74% nos Procons em relação ao mesmo período do ano passado. No Procon Estadual, as reclamações tiveram um aumento de 464% nos últimos sete anos, passando de 65 para 367. Considerando os Procons Estadual e de João Pessoa, o total de queixas, em três anos, teve um aumento de 156,5%, indo de 253, em 2009, para 649 no ano passado.
Com o decreto, as lojas terão de especificar características essenciais dos produtos e os sites de compras coletivas terão que expor ostensivamente quais são as restrições para que o consumidor tenha acesso à oferta. As novas regras reforçam que as contratações no comércio eletrônico deverão observar o cumprimento da entrega dentro do prazo, quantidade e qualidade anunciados.
Para evitar cobranças indevidas, caso o consumidor desista da compra no prazo legal de sete dias após a entrega, os fornecedores deverão comunicar imediatamente à instituição financeira ou administradora do cartão de crédito para que a transação não seja lançada na fatura ou faça o estorno, caso o valor já tenha sido pago. Além disso, o consumidor poderá informar a desistência da compra também pela internet e a empresa deverá enviar confirmação imediata de que recebeu a manifestação de arrependimento.
Para o advogado do Procon de João Pessoa, Djalma Farias Júnior, o decreto é importante porque dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico e dá atenção especial às compras coletivas, fazendo com que esclareçam de forma clara, inclusive, quantos consumidores são necessários para efetivação do contrato. Ele avaliou que o Código já tem um artigo que trata das compras feitas fora do estabelecimento comercial, mas que é algo amplo e que agora ficou regulamentado e oferece mais instrumentos para atuação dos Procons na defesa dos consumidores.
“Com a facilidade de acesso à internet, se difundiu o comércio eletrônico muito rápido, com preços geralmente mais atrativos. No entanto, com aumento da demanda, há também aumento das pegadinhas, dos golpes em sites falsos e empresas que sequer existem. Com o decreto, as empresas são obrigadas a ter endereço físico e eletrônico. Outro ponto positivo é que as reclamações poderão ser feitas também no site e isso fará com que as empresas tenham um anseio maior de atender as expectativas do consumidor”, esclareceu.
Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA