Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 31 de maio de 2016

SAÚDE: Roubo de computador em aeroporto atrasa pesquisa inédita sobre o vírus zika no Brasil

(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A pesquisa sobre o vírus zika no Brasil teve na última semana um atraso inusitado: o computador portátil do professor e pesquisador Amilcar Tanuri, do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi roubado, colocando em causa as inúmeras informações e dados de uma pesquisa inédita sobre o vírus zika que o pesquisador estava desenvolvendo.

Tanuri pesquisa formas de aplicação do uso da droga Clorofina para inibir o vírus zika. Um estudo similar existe nos Estados Unidos, e o atraso causado pelo roubo do computador pode custar a primazia em publicar resultados significativos.

– É uma droga que pode ser usada. É um caminho até para a terapia do vírus. Isso atrasou o meu trabalho. Os americanos também estão na mesma pista nossa, só que eles têm uma velocidade muito maior que a nossa. O atraso em ter perdido isso pode me custar o artigo na hora de publicar – declarou o pesquisador em entrevista à Agência Brasil.

O computador possuía dados de pacientes, como fotos de crianças com microcefalia e exames médicos, e parte de um artigo científico que estava sendo escrito pelo pesquisador, vários materiais considerados confidenciais.

Em nota, a UFRJ classificou o episódio como “lamentável”. De acordo com a universidade, os conteúdos  da pesquisa inédita que estão no computador, de caráter sigiloso, são protegidos por senha.

Conexão Lusófona

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA