Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

sábado, 7 de abril de 2018

Dificuldade de manter o foco? 7 hábitos de estudo que ajudam a melhorar a concentração

Permanecer offline enquanto estuda faz o seu tempo render e ajuda você a manter-se focado (Foto: Shutterstock)

Permanecer offline enquanto estuda faz o seu tempo render e ajuda você a manter-se focado (Foto: Shutterstock)


Sabe quando tudo parece mais interessante do que estudar? Essa sensação é mais comum do que você imagina. A dificuldade em concentrar-se nos livros atinge muitos estudantes que não conseguem manter uma rotina por pura distração. Ainda mais em tempos de smartphones. Estudos recentes apontam que o brasileiro fica em média de 3 a 4 horas usando o celular por dia. Já imaginou transformar esse vício em tempo de estudo? Veja 7 hábitos que você pode adotar para manter-se mais tempo focado.


1 - Desligue o celular


Embora existam aplicativos que ajudam a organizar os horários, criam cronogramas, tabelas e montam estratégias de estudo, é muito fácil fugir dali para um bate-papo ou uma espiadinha nas redes sociais. Por isso, se você não consegue concentrar-se, o melhor é desligar o aparelho. Desconecte-se de tudo o que não tem relação com o seu objetivo final. Se usar o computador, não abra nenhuma aba que fuja do seu objeto de estudo. Se achar tentador demais, use-o apenas para pesquisas. Uma dica é partir para o velho e bom bloco de notas ou caderno. Além de ficar off-line, você ainda está trabalhando a memória, pois quem escreve consegue compreender a informação mais facilmente.


2 - Nada de estômago vazio


A sede e a fome são combustíveis para a distração. Portanto, mantenha-se sempre alimentado enquanto estiver dentro do seu horário de estudos. Além de ajudá-lo na concentração, você terá mais energia para assimilar o conteúdo. Tenha o hábito de fazer um lanche antes de começar. Outra dica é preparar petiscos enquanto seu cérebro está a todo vapor. Importante: beba bastante água.


3 - Uma boa noite de sono


Dormir bem e por cerca de 7 a 8 horas por dia, além de ser fundamental para a saúde do seu corpo, irá refletir na sua disposição para estudar. Aquela soneca pós-almoço também pode fazer toda a diferença na sua disposição no período da tarde. Organize seu tempo e coloque dentro do seu cronograma essas horas de descanso.


4 - Crie uma rotina


Lembra daquela tabela de horários das disciplinas de quando estava na escola? Pois ela pode ajudá-lo a manter o foco. Monte um esquema semelhante com tudo o que você precisa fazer no dia: sono, alimentação, atividade física e o horário de estudo. Imprima, fixe em algum local visível e siga regularmente. Vale até incluir seus intervalos. Tente reservar de 2 a 3 horas para mergulhar nos livros.


5 - Respeite seus limites


Sabe quando simplesmente você não consegue render nada? Respeite-se, não faça nada mesmo. Não force seu corpo a trabalhar, se não estiver disposto. Além de não conseguir cumprir com seu objetivo, ainda terá um grande desgaste de energia. Antecipe seu horário de descanso, dê uma volta, tire uma soneca ou faça um lanche. Somente retorne quando sentir-se com energia para completar as tarefas. Sabe a tabela da dica anterior? Ela deve ser flexível para que a rotina de estudos não seja maçante.


6 - Organize seu local de estudo


Estudar em um local organizado ajuda a manter o foco. Quanto maior a bagunça, mais objetos espalhados, menor é a concentração. Se o ambiente estiver sujo, nem se fala! Portanto, antes de começar, faça uma limpeza geral e selecione todos os livros, cadernos e anotações que você vai precisar. Prefira sempre roupas confortáveis, que não desviem o seu foco.


7 - Seja dono do seu ritual de estudos


O autoconhecimento é fundamental para que você estabeleça a forma como vai estudar. Quer escutar música? Então, opte por canções instrumentais, pois as letras familiares podem ser uma maneira de perder o foco. Fazer uso de canetinhas coloridas ou marca texto também ajudam a fixar melhor o conteúdo. Quando você enfatiza os pontos principais do seu estudo, concentra-se com maior facilidade.

Então, está mais focado nos seus objetivos com os livros? O estudo é um patrimônio que ninguém pode lhe tirar. Com foco e determinação, você pode focar para avançar cada vez mais neste quesito. Se precisar de apoio financeiro, pode contar com empresas como o Educa Mais Brasil. No site www.educamaisbrasil.com.br você pode encontrar bolsas de estudo de até 70% para a educação básica, cursos de graduação e póscursos de idiomas e muito mais. A inscrição é gratuita!


Por Educa Mais

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA